Menu principal
 

IFC Camboriú apresenta trabalho sobre o ensino da matemática para pessoas com deficiência em evento internacional na UEL

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú marcou presença no I Congresso internacional do Grupo de estudos e pesquisas: currículo, formação e trabalho docente e no I Encontro internacional do observatório da Educação Básica pública do Estado do Paraná, realizados virtualmente pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante o evento, o professor do campus, Eduardo Abel Coral, apresentou o trabalho “Calculadora manual de multiplicações adaptada: desenvolvimento e utilização de material manipulativo para o ensino da matemática aos estudantes com deficiência visual na educação básica”, desenvolvido em parceria com os servidores Juliana Grandi e Luan Norberto dos Santos, e o estudante da Licenciatura em Matemática, Lucas Rodrigues Barbosa.

De acordo com Eduardo, o projeto tem como objetivo promover a inclusão e a autonomia de estudantes com deficiência visual no ensino da matemática. “Buscamos propor condições de aprendizagem por meio de recursos táteis acessíveis, por meio de uma ferramenta de fácil replicação e baixo custo para escolas, de forma a contribuir para a formação docente ao apresentar uma prática pedagógica inclusiva”, explicou o professor sobre o trabalho.

O projeto resultou em um protótipo com materiais de baixo custo, como EVA, miçangas e elásticos, incorporando números em Braille e relevos táteis.