*Atualizado em: 18 de novembro de 2020, às 15h20

Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia

1 Apresentação
Em 2010, o Projeto Cães-guia nasce como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), recebendo o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDH), sendo posteriormente incorporado como uma das ações do Plano Nacional para as pessoas com deficiência, o “Viver sem Limite”, lançado em 2011 pelo Governo Federal. O projeto, que visa o aumento do número de cães-guia através da oferta inédita de curso de treinador e instrutor de cães-guia no Brasil, está sendo ampliado para outros seis Institutos Federais de diferentes regiões do país.
O Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia está localizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú e é o primeiro de outros 06 Centros que serão instalados no Brasil.

Equipe Técnica

Coordenador Geral do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guias: Sany Regina Sarda Justi (Coordenação geral);

Luís Fernando Kluge, Mercedes da Silva (Administrativa), Márcio Pereira Soares (Coordenação Pedagógica); André Sturion, Marinês Kerber, Carlos Eduardo Rebello (Coordenação Técnica).

Confira a lista dos Institutos Federais que estão em fase de implantação de Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia:

IF de Sergipe – Campus São Cristóvão
IF do Amazonas – Campus Manaus
IF doIMG_3765 Ceará – Campus Limoeiro do Norte
IF Espírito Santo – Campus de Alegre (implantado)
IF Goiano – Campus Urutaí (implantado)
IF Sul de Minas – Campus Muzambinho

Clique aqui para conferir o folder do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia.

2 Curso de Treinador e Instrutor de Cães-guia
Modalidade: pós-graduação em nível de especialização; Duração: 02 anos e meio; Período: Integral; Requisito: Ensino Superior completo.
Corpo Docente:
Márcio Pereira Soares (Coordenador do curso de especialização de Treinador e Instrutor de Cães-Guia), André Sturion, Carlos Eduardo Rebello, Luiz Alberto Ferreira, Magali Dias de Souza, Marinês Kerber, Michele Catherin Arend, Paulo Ricardo Garcia Martins.

3 Quer participar do Projeto?
Caso você tenha interesse em fazer o curso, ser uma família socializadora ou receber um cão-guia, clique aqui para preencher o formulário e, posteriormente, envie por e-mail para: ctcaesguia.camboriu@ifc.edu.br
4 Contatos
Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú
ctcaesguia.camboriu@ifc.edu.br
(47) 2104- 0800 / (47)2104-0895
5 Editais:
5.1 EDITAL – CHAMADA PÚBLICA N°107 – CHAMADA PÚBLICA PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO REGIONAL SUL (RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E PARANÁ), DE CANDIDATOS À UTILIZAÇÃO DE CÃES-GUIA FORMADOS PELO CENTRO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES E INSTRUTORES DE CÃES-GUIA, NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – IFC.
Para conferir o edital em pdf. clique aqui.
Para conferir o edital em formato editável, clique aqui.
Para fazer a inscrição, clique no link a seguir: http://www.camboriu.ifc.edu.br/cao-guia/formulario/
5.2 EDITAL – Processo Seletivo Terceira Turma – Acesse o edital já encerrado aqui.
OBS.: Ressaltamos a importância do pleno entendimento do Edital, antes do preenchimento do formulário.

Consulta – Você tem interesse no curso de treinador e instrutor de cães-guia? Participe da pesquisa clicando aqui