Portal do Governo Brasileiro

  • A A A

  • Proeja

    O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é dirigido aos jovens acima de 18 anos sem o ensino médio e sem formação profissional formal. No programa, os jovens e adultos têm a possibilidade de cursar o ensino médio articulado à qualificação profissional. Atualmente, o IFC Camboriú oferta duas qualificações: PROEJA – Agroindústria e PROEJA – Agente de Observação de Segurança.

    PROEJA – Agente de Observação de Segurança
    Modalidade: Presencial
    Carga Horária : 1400 horas
    Duração: 4 semestres
    Oferta: Anual, com 40 vagas
    Período: noturno
    Ingresso: ocorre anualmente, no final do segundo semestre letivo, mediante a divulgação de edital.

    Perfil do egresso em Agente de Observação de Segurança

    Os participantes do módulo profissionalizante relativo a formação do Agente de Observação de Segurança, na conclusão do conteúdo e das disciplinas, deverão manifestar as suas habilidades no desenvolvimento de atividades de segurança do trabalho, como: a) atividades específicas em áreas confinadas, acompanhando serviços como liberação de entrada e saída de trabalhadores; b) reconhecimento e controle de riscos ambientais e ocupacionais; c) manuseio de equipamentos e produtos pertinentes a segurança do trabalho; d) realizar medições com procedimentos estabelecidos visando a prevenção e proteção de trabalhadores e, e) auxiliar a Comissão Interna de Prevenção de  Acidentes(CIPA), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a empresa enquanto designado, no cumprimento das normas regulamentadoras e da legislação vigente.

    PROEJA – Agroindústria
    Modalidade: Presencial
    Carga Horária : 1400 horas
    Duração: 4 semestres
    Oferta: Anual, com 40 vagas
    Período: noturno
    Ingresso: ocorre anualmente, no final do segundo semestre letivo, mediante a divulgação de edital.

    Perfil do egresso em Agroindústria

    Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de usar o conhecimento com criticidade, argumentando, criando situações que contribuam para a transformação da sua realidade, melhorando sua qualidade de vida, através da Formação no Ensino Médio e possa atuar profissionalmente em setores relacionados ao processamento de produtos de origem animal e vegetal.

    Matriz Curricular e demais Informações exigidas pela alteração da redação do § 1 do artigo 47 da LDB 9394/96. Confira aqui.