Professora do campus tem artigo publicado em periódico internacional

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Aberdeen Angus 3 (Escócia)A professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, Claudia Damo Bértoli, juntamente com os autores: José Braccini e Vanerlei Mozaquatro Roso, tiveram o artigo “Comparing methodologies to estimate fixed genetic effects and to predict genetic values for an Angus x Nellore cattle population” publicado no periódico internacional “Journal of Animal Science” (Qualis A1).
Segundo Cláudia, o artigo trata da comparação entre distintos métodos para avaliação genética de bovinos de corte, quando considerados os efeitos genéticos não aditivos, juntamente com os tradicionais efeitos aditivos. “Há muito tempo, os efeitos genéticos aditivos são os únicos considerados na indicação dos animais a serem selecionados, por não existirem métodos objetivos e não viesados para a estimação dos efeitos não aditivos, como heterose e perdas epistáticas”.
O estudo trouxe a comparação entre as duas metodologias estatísticas e, de acordo com a docente, elas provavelmente serão incluídas nos programas de avaliação genética de animais cruzados ao redor do mundo.
Crédito da foto: Oklahoma State University