Projeto de extensão Musicarte traz recital de canto e violão para o palco do IFC Camboriú

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

folder_musicarteArte, cultura e boa música. No dia 11/11, às 20h, o palco do auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Camboriú recebe o “Recital de canto e violão”, com o professor André Franzoni Alexandre, do IFC – Campus Avançado Abelardo Luz. O evento é gratuito e aberto ao público.
O recital faz parte do projeto de extensão desenvolvido no IFC Camboriú e intitulado “Musicarte”.  De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Débora de Fátima Einhardt Jara, o objetivo do Musicarte é ampliar a esfera cultural da cidade, ofertando o campus como espaço cultural e palco para concertos e recitais didáticos gratuitos e abertos à comunidade.
Confira o currículo de André Franzoni Alexandre
Atuando como regente há mais de uma década em Florianópolis e região, André possui ampla experiência como cantor, professor, violonista e arranjador. À vontade tanto no repertório tradicional – Mozart, Beethoven, Villa-Lobos – como na música popular e religiosa, dirigiu diversos corais como: Coral Clave Sul dos Correios de Santa Catarina, Coro Lírico Catarinense, Coro do Centro de Cultura Italiana, Coral do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Coral Tons de Luz do CEAFIS.
Como cantor, atuou em óperas essenciais como: Madame Butterfly, Carmen, Cavalleria Rusticana e A Flauta Mágica. Lecionou Música em diversas escolas públicas e particulares de Florianópolis, entre elas o Colégio de Aplicação da UFSC. Como violonista tocou na Missa Crioula de Ariel Ramires com a Associação Coral de Florianópolis, bem como recitais de canto e violão com diversas cantoras. Destacam-se entre seus trabalhos como arranjador, QuizambaQuizu (Grupo Jaboti, 1996) premiado no ENTEPOLA 1996, Feitiço Andaluz (com Margarida Baird, 2005), Sorrisos Meio Sacanas (Grupo Armação, 2003), e O Contestado (Grupo Armação, 2004).
Possui Licenciatura em Educação Artística/Música – UDESC (1999), Especialização em Regência Coral – UNASP (2013), Bacharelado em Violão – UDESC (2013) e Mestrado em Musicologia/Etnomusicologia – UDESC (2017). É regente do Coral doCoral Atrás da Nota de Florianópolis. Destaca-se em 2013, Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura – Duo Soler – Tourné de Verão – como violonista. Atualmente é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no IFC – Campus Avançado Abelardo Luz.