Projeto do campus sobre primeiros socorros em escolas públicas é publicado em revista de extensão

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Primeiros socorros nas escolasO projeto de extensão “Atividades educativas de primeiros socorros para estudantes de escolas públicas de Camboriú – SC”, desenvolvido pelas docentes Alessandra Domingues Malheiro e Flávia de Souza Fernandes, do IFC Camboriú, foi publicado na Revista de Extensão “Caminho Aberto”, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O trabalho teve como objetivo desenvolver oficinas de primeiros socorros para os estudantes do ensino fundamental de escolas públicas do município de Camboriú.
As oficinas foram elaboradas e aplicadas por alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho do IFC Camboriú, sob orientação das professoras e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O trabalho contemplou cinco escolas da cidade e atingiu, aproximadamente, 200 estudantes do quinto ao nono ano.
De acordo com a professora Alessandra, as atividades foram importantes para a comunidade, pois os alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho do IFC tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos adquiridos na disciplina de primeiros socorros e atuaram como multiplicadores nas escolas de ensino fundamental do município, preparando outros estudantes para que possam ajudar suas famílias e comunidades em situações de urgência/emergência. “Com as oficinas, os alunos das escolas da cidade aprenderam sobre: sinais vitais, ferimentos, acionamento correto de serviços de urgência e emergência, queimaduras, reanimação cardiorrespiratória, acidentes com animais peçonhentos, entre outros, sempre com demonstrações práticas e na linguagem adequada para a faixa etária dos jovens. Após o término dessa etapa, as escolas solicitaram a continuidade do projeto e a oferta do curso de primeiros socorros para os professores da rede escolar de Camboriú”, finalizou a docente Flávia.
Confira aqui o trabalho publicado na Revista “Caminho Aberto”.

* Crédito da imagem: divulgação do projeto