Publicados editais do Enem 2020; exame terá nova versão digital

quarta-feira, 1 de abril de 2020

enem2020O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça (31), no Diário Oficial da União, os editais relativos à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Este ano, além da prova impressa, o exame contará também com uma versão digital, que será aplicada para 100 mil candidatos em cidades selecionadas.
Clique aqui para acessar o edital do Enem Impresso
Clique aqui para acessar o edital do Enem Digital
Os documentos trazem todos os detalhes relativos à aplicação do exame – incluindo o cronograma completo de atividades, que você também encontra na página do Enem na internet. Os primeiros passos previstos são a solicitação de isenção de taxa de inscrição e a justificativa de ausência do Enem 2019, cujos prazos vão de 06 a 17 de abril.
Podem pedir isenção da taxa de inscrição os candidatos que cumprem um dos seguintes pré-requisitos:

• Estar cursando o último ano do ensino médio em 2020, em escola da rede pública;
  • Cursar todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada, além de ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo;
  • Estar em situação de vulnerabilidade econômica por ser membro de família de baixa renda – devendo, neste caso, informar o Número de Identificação Social (NIS).

O período de inscrições para o Enem 2020 vai de 11 a 22 de maio. Já a aplicação das provas será feita em datas distintas, conforme a modalidade: dias 11 e 18 de outubro, para o Enem Digital, e 1º e 8 de novembro para o Enem Impresso.
Enem Digital – A aplicação do Enem em plataforma digital neste ano é a primeira etapa de uma implantação progressiva. A previsão do Inep é a de que este modelo seja utilizado para todos os candidatos até 2026. Neste primeiro momento, são oferecidas 100 mil vagas para aplicação digital em cidades selecionadas; a modalidade não estará disponível para “treineiros”, nem para candidatos que necessitem de condições de atendimento especializado.
É importante ressaltar que o Enem Digital não implica a aplicação a distância ou em computadores particulares; a prova é presencial e segue as mesmas regras de segurança e sigilo do exame impresso. A diferença é a utilização do formato digital para o suporte das questões – com exceção da redação, que ainda será redigida manualmente em mídia impressa.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Divulgação/Inep