Menu principal
 

Rede Federal: 105 anos

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vinte e três de setembro de 1909 é a data que marca o início da educação brasileira, quando o então presidente da República Nilo Peçanha assinou o Decreto de criação de 19 escolas de Aprendizes Artífices. A iniciativa foi o primeiro passo para a consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que, em 2014, completa 105 anos de importantes avanços.
Sempre contemporânea e atenta aos arranjos produtivos locais, a Rede vive um importante processo de expansão. De 140 escolas técnicas federais e cerca de 160 mil matrículas em 2002, a Rede chega a 2014 com mais de um milhão de estudantes matriculados, 562 unidades em funcionamento e cerca de 60 mil servidores em todo o Brasil. Projetam-se mais 210 câmpus a serem implantados até 2018. Nos últimos anos, investimentos significativos em pessoas e infraestrutura acompanham este processo.
Nesta data, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reafirma o seu compromisso com o fortalecimento das políticas de educação profissional e tecnológica e reforça o diálogo voltado a proposições que assegurem um país justo e democrático.
* Texto e imagem: Assessoria de Comunicação/CONIF