Menu principal
 

Reitora do IFC ministra aula magna da Pós-graduação em Educação

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

IMG_9299O primeiro dia de aula da Pós-graduação em Educação, realizado no auditório do campus Camboriú, no dia 02/09, trouxe para o debate a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, para falar sobre a pós-graduação no Brasil e o papel dos Institutos Federais (IFs) na formação dos profissionais da área.
Com uma plateia de mais de 200 pessoas, entre alunos e servidores, a diretora de desenvolvimento educacional, Sirlei de Fátima Albino, contou o histórico para a construção do curso no âmbito do instituto. “Começamos a discutir em 2012, quando foi realizada uma chamada pública para debater quais os cursos de pós-graduação a comunidade gostaria que tivéssemos. Com a escolha pela pós, necessitávamos consolidar a infraestrutura e corpo docente, o que demorou quatro anos. Nós não queríamos apenas mais uma pós-graduação, o nosso objetivo sempre foi fazer a diferença e mudar a qualidade da educação da região, por meio da formação dos professores”, destacou Sirlei.
No mesmo sentido, o diretor-geral do campus, Rogério Luis Kerber, e a coordenadora da pós, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, destacaram o compromisso da instituição em ofertar, de forma verticalizada, o ensino de qualidade. “Ao oferecermos esse curso, temos a certeza de contribuirmos para a melhoria do ensino”, afirmou o diretor-geral.
IMG_9306Após a cerimônia, a reitora do IFC explicou aos estudantes a história da Pós-graduação no país e o papel dos Institutos Federais (IFs) nessa formação. “Os IFs foram criados com a Lei nº 11.892, de 2008, com o compromisso de ofertar, entre outras demandas, a formação verticalizada. Por exemplo, no campus Camboriú, nós estamos com o processo de verticalização do curso superior em Pedagogia. Os egressos têm a oportunidade de cursar a graduação, depois a pós-graduação e, futuramente, teremos também um mestrado na área. Isso é considerado inovador”, destacou Sônia.
De acordo com a reitora, antes de 2008, o Brasil não ofertava a educação pública e gratuita com essa facilidade de acesso em todos os lugares, inclusive no interior do país. “A partir da política pública que criou os IFs, hoje temos a presença de, pelo menos, um Instituto em cada Estado, ofertando educação pública, gratuita e de qualidade”, concluiu a reitora.
Sobre a Pós-graduação em Educação:
Em julho, IFC Camboriú abriu as inscrições para 160 vagas para a especialização, divididas em seis eixos/linhas de pesquisa: Gestão em Educação (25), Educação da Pequena Infância (25), Processos Educativos e Inclusão (30), Educação, Sustentabilidade Social e Ambiental (30), Educação e Tecnologias (25) e Alfabetização (25).
O curso é totalmente gratuito, tem duração estimada de dois anos e a carga horária varia de acordo com a linha de pesquisa escolhida.
Confira mais informações sobre cada um dos eixos/linhas de pesquisa:
Gestão em Educação
Contribuir para a formação de profissionais da educação comprometidos com a construção de uma educação como um direito universal. Visa também a implantação de uma escola de qualidade social e de uma sociedade menos injusta possível.
Carga horária: 360h
Educação da Pequena Infância
Contribuir para a formação dos professores, monitores ou auxiliares de sala e gestores da Educação Infantil das redes públicas e privadas dos municípios que integram a Micro região da AMFRI, tendo em vista a articulação dos fundamentos da Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Antropologia e Educação, num esforço de indissociabilidade da teoria e da prática no cotidiano das creches e pré-escolas.
Carga horária: 390h
Processos Educativos e Inclusão
Formar profissionais para desenvolver e implementar projetos de processos educacionais inclusivos nos diferentes espaços sociais inclusivos.
Carga horária: 360h
Educação, Sustentabilidade Social e Ambiental
Conhecer fundamentos metodológicos e as práticas acerca da educação em interface com o meio ambiente e a sustentabilidade, para construir processos educativos pautados pelos princípios do pensamento crítico em busca do equilíbrio entre as ações dos indivíduos e o meio ambiente.
Carga horária: 390h
Educação e Tecnologias
Contextualizar os fundamentos da formação continuada nas modalidades presencial e a distância.
Carga horária: 390h
Alfabetização
Formar especialistas em Alfabetização com vistas ao domínio das práticas sociais de leitura e escrita, especialmente no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como base as diferentes concepções e metodologias de ensino e avaliação para a realidade das escolas/salas heterogêneas e o contexto social da comunidade em que atua/atuará como docente.
Carga horária: 450h