Nome Comum: Açafroa, açafrão-da-índia, açafroeira, açafrão-da-terra, zedoária, batatinha-amarela, gengibre-de-dourar, gengibre-dourado, gengibre amarelo, mangarataia.
Nome Científico: Curcuma zedoaria
Família: Zingiberaceae
Área de atuação no corpo: fígado, rins, bexiga, pulmão, estômago.
Uso popular: é usada para afecções hepáticas, urinárias e resfriados, estomáquico, eficaz no tratamento de mau hálito de origem gástrica, além de ser considerada antifúngica, antisséptica, anti-inflamatória, carminativa e colagogo. Possui efeito contra carcinoma do útero, cérvix e de pele. Usado popularmente em perfumaria e como um condimento. Tem usos semelhantes ao do gengibre.
Contraindicações: O seu uso é contraindicado para mulheres nos três primeiros meses de gestação e durante a amamentação.
Modo de uso: Infusão: colocar 1 colher de chá de rizomas finamente fatiados em uma xícara e adicionar água fervente. Tomar em jejum e antes das principais refeições, como estomáquico. Para os casos de afecções pulmonares (expectorante, tosse, bronquite) colocar 3 colheres de chá de rizomas fatiados em uma xícara de água fervente, depois de morno adicionar mel e tomar 1 colher de sopa 3 x ao dia.
Método de plantio: cresce espontaneamente em regiões tropicais, onde o clima é temperado e úmido. Prefere solos arenoso-argiloso, bem drenados e soltos.

