Menu principal
 

Alecrim

Nome Comum: Alecrim, alecrim-comum, alecrim-de-casa, alecrim-de-cheiro, alecrim-de-horta, alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarinho, erva-cooada, erva-da-graça, flor-de-olimpo, rosa-marinha, rosmarinho, rosmarino.

Nome Científico: Rosmarinus officinalis L.

Família: Lamiaceae (Labiatae)

Uso popular: O alecrim possui propriedades que podem ajudar com má digestão, gases no aparelho digestivo, dores de cabeça, dismenorreia, fadiga, memória fraca, casos de hipertensão, perda de apetite e, externamente, reumatismo. Seu uso tópico local é considerado cicatrizante, antimicrobiana contra Staphylococcus e Monilia e estimulante do couro cabeludo. (LORENZI,2021)

Contradições: É contraindicado o uso do óleo essencial e de infusão com folhas de alecrim durante a gravidez, colite, inflamação da mucosa intestinal, problemas de próstata e em pessoas com epilepsia. O banho é contraindicado em situações onde há ferimentos extensos, doenças de pele agudas de causa desconhecida, doenças infecciosas e febris. (BOELL, 2022)

Modo de uso: A infusão deve ser preparada com uma colher de chá (2g) das folhas para uma xícara, das médias, com água fervente. (LORENZI, 2021)

Modo de cultivo: Deve ser cultivado sempre a sol pleno. Este é tolerante ao frio do inverno, vento e geadas, assim como a salinidade de regiões litorâneas. (PATRO, 2015)

Fonte: (Denck, 2021)