Menu principal
 

Alfavaca-Cravo

Nome Comum:  Alfavaca-cravo, Alfavacão, alfavaca, manjericão-cheiroso, alfavaca-de-vaqueiro, remédio-de-vaqueiro, etc.

Nome Científico:Ocimum gratissimum  L

Família:Lamiaceae

Área de atuação no corpo: Sistema respiratório, circulatório, cardiovascular e digestório

Uso popular: Planta usada pela população para sintomas de gripes, casos de inflamações na boca e mau hálito. O chá das folhas é empregado como carminativo, sudorífico e diurético. O xarope das folhas com mel é usado contra tosses, dores de cabeça e bronquites. A infusão das folhas é usada em afecções da boca. A decocção das raízes é usada contra diarréias, distúrbios do estômago e dores de cabeça. As folhas também são utilizadas como condimento na culinária por seu sabor e odor semelhante ao do cravo-da-índia. A infusão é usada externamente para uso local em casos de frieiras e banhos antigripais.

Modo de uso:

Uso interno: Infusão preparada com 1 colher de sobremesa das folhas secas ou até 6 folhas frescas rasuradas para 1 xícara (200 ml) de água fervente, após abafar por 15 minutos, ingerir até 3 vezes ao dia por no máximo duas semanas.

Uso externo: Uso tópico local da infusão preparada com as folhas na forma de bochecho ou gargarejo em casos de aftas e gengivites e após procedimentos odontológicos. No caso da presença de suturas deve-se evitar o gargarejo, mantendo-se apenas o contato do líquido com o local da inflamação.

Método de cultivo: A espécie pode ser propagada por plantio de suas sementes ou por estacas produzidas a partir dos seus ramos. O cultivo pode ser realizado em locais com incidência direta de sol ou a meia sombra.É uma planta arbustiva que pode atingir até 2 m de altura, muito aromática e com cheiro semelhante ao ”cravo-da-índia”.