Menu principal
 

Hortelã-pimenta

Nome Comum: Hortelã Pimenta, hortelã, menta, menta-inglesa, hortelã-apimentada, hortelã-das-cozinhas, sândalo.

Nome Científico: Mentha x piperita var. Citrata

Família: Lamiaceae (Labiatae)

Uso popular: Segundo a literatura etnobotânica esta planta, por via oral, possui propriedades espasmolítica, antivomitivas, carminativas, estomáquicas e anti-helmínticas, já em uso tópico possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antiprurido. A planta pode ajudar em casos de má digestão, náusea e sensação de empachamento, causada pelo acumulo de gases no aparelho digestivo. A infusão gelada é um excelente antivomitivo, a infusão morna pode ser usada como gargarejo e bochecho nas inflamações da boca, das gengivas e mesmo de ferimentos, contusões e prurido. (LORENZI, 2021)

Contradições: Não se recomenda o uso tópico nasal de formulações contendo mentol em crianças, devido ao risco de espasmos da glote após sua aplicação e até mesmo colapso instantâneo seguido de aplicação local de mentol. (BOELL, 2022)

Modo de uso: A infusão pode ser preparada adicionando-se uma colher de sobremesa (1,5g) de folhas por xícara de água fervente (150ml), sendo recomendadas 2-4 xícaras ao dia. (BOELL, 2022)

Modo de cultivo: Deve ser cultivada em meia-sombra ou sol-pleno, recomenda-se regas diárias. É tolerante a geadas. (PATRO, 2013)

Fonte: (Denck, 2021)