Menu principal
 

Menta

Nome Comum: Menta, hortelã-do-brasil, hortelã-japonesa, vique, hortelã, hortelã-pimenta, hortelã-das-cozinhas, menta-inglesa.

Nome Científico: Mentha arvensis L.

Uso popular: É atribuída a esta planta as propriedades antidispéptica, antivomitiva, descongestionante nasal e antigripal. É comumente utilizada para tratar casos de resfriado comum, tosse, bronquite, febre, calafrios, inflamações da boca e faringe, dores e tendência a infecções, além de ajudar com dor de cabeça, coceiras na pele. (LORENZI,2021)

Contradições: Devido ao alto teor de mentol, deve-se ter cautela ao usar as folhas e o óleo essencial, cheirando estes lentamente como substruente nasal e para alivio do mal-estar respiratório inicial de gripe, pois o excesso desta forma de tratamento pode provocar paralisia respiratória, quando fortemente aspirado. (LORENZI,2021)

Modo de uso: Sua infusão é preparada adicionando 6 a 10 folhas da planta em água fervente, sendo uma quantidade suficiente para uma xicara das médias. Para tratar problemas gástricos, recomenda-se deixar o chá coberto até esfriar e tomar este gelado. (LORENZI, 2021)

Modo de cultivo: Deve ser cultivada em meia-sombra ou sol-pleno, recomenda-se regas diárias. É tolerante a geadas. (PATRO, 2013)

Fonte: (Moreira, 2022)