Menu principal
 

Pinhão-Roxo

Nomes Comuns: Pinhão roxo, Bálsamo, Flor-coral, Planta-coral

Nome Cientifico: Jatropha multifida

Família: Euphorbiaceae

Uso popular: A planta é comumente utilizada para tratar feridas e escoriações, na qual o extrato das folhas desta planta possui propriedades cicatrizante, emoliente e fungicida (PATRO, 2013).

Contraindicações: Planta tóxica. Não se recomenda a ingestão desta planta pois a mesma possui substâncias que podem causar dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia quando ingeridas em grande quantidade. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos, tomar cuidado ao podar a planta pois a seiva desta pode manchar (PATRO, 2013).

Modo de uso: É recomendado o uso externo (na pele), no qual o látex liberado por esta planta pode auxiliar no tratamento de feridas infectadas, úlceras, infecções cutâneas e sarna (SIGRIST, 2017).

Modo de cultivo: O ideal é que seja cultivada a sol pleno mas pode ser cultivada sob meia sombra. Após se estabelecer, a planta é tolerante a seca. No inverno frio é comum que a planta perca suas folhas, período no qual recomenda-se que sejam reduzidas as regas para evitar o apodrecimento das raízes. Não suporta a salinidade de regiões litorâneas (PATRO, 2013).