Menu principal
 

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República abre cadastro nacional para interessados em receber um cão-guia formado nos Institutos Federais

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A partir de hoje (07/08) até o dia 17/08, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) está com as inscrições abertas para o cadastro nacional de candidatos à utilização de cães-guia.
A inscrição será utilizada para a criação de uma lista de candidatos interessados em adquirir um cão-guia nos processos de seleção realizados, via edital, pelos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, integrantes da rede dos Institutos Federais (IFs). Atualmente, somente o Centro do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú está em funcionamento, porém outros seis estão em fase de construção nos Institutos Federais, localizados nas cidades de: Alegre (ES), Muzambinho (MG), Urutaí (GO), Limoeiro do Norte (CE), São Cristóvão (SE) e Manaus (AM).
Estão aptas a realizar a inscrição as pessoas com cegueira ou baixa visão, no termos do artigo 2º, inciso I, do Decreto nº 5.904/2006; a partir de 18 anos e que possuam condições físicas, psicológicas e financeiras para manter um cão-guia como tecnologia assistiva.
De acordo com a coordenadora do Projeto cães-guia do IFC – Câmpus Camboriú, Márcia Santos de Souza, as pessoas que já preencheram os formulários no site do câmpus também deverão fazer a inscrição no Cadastro Nacional, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). “Salientamos ainda que o IFC Camboriú lançará, posteriormente, um edital com as condições específicas para selecionar os candidatos presentes no Cadastro Nacional que receberão um cão-guia de acordo com o perfil dos cães que estão sendo treinados”, ressaltou.
A partir do segundo semestre de 2014, o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do IFC – Câmpus Camboriú já prevê a entrega dos primeiros cães-guias.
Clique aqui para preencher o formulário referente ao Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cão-Guia.
Confira aqui a Chamada Pública para a inscrição no Cadastro Nacional de Candidatos à utilização de cães-guia formados pelos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, no âmbito dos Institutos Federais.