Servidores e acadêmicos do IFC participam de Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Os servidores e acadêmicos do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram do XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), realizado em Fortaleza, no mês de novembro. A edição de 2014 teve como temática: “A didática e a prática de ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade”.
Os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia e os servidores apresentaram painéis e posteres resultantes atividades de pesquisa, extensão e práticas de ensino. Ao todo, o IFC Camboriú participou com seis trabalhos, sendo três na modalidade painel e os demais na forma de pôster.
Confira os trabalhos apresentados:
Modalidade Painel
Endipe 101 Painel: “Desenvolvimento profissional e práticas formativas em contextos e programas de formação inicial e continuada de professores na região sul do Brasil”.
Componentes: Sônia Regina de Souza Fernandes (coordenadora do projeto), Moema Helena de Albuquerque, Idorlene da Silva Hoepers, Patrícia de Paula Marcoccia e Alexandre Vanzuita. O painel também contou com a participação das professoras da Universidade Unicentro e Universidade Federal Fronteira Sul: Sandra Aparecida Machado Polon e Marilane Maria Wolff Paim (UFFS).
02 Painel: “Educação profissional: formação, saberes e práticas docentes”
Componentes: Filomena L. G. R. Da Silva (IFC-Câmpus Camboriú), Marilandi Mascarelo Vieira e Josimar Vieira (IFRS-Câmpus Sertão) e Cristiane Grumm (IFC-Câmpus Videira).
03 Painel: “A construção dos saberes docentes na atuação pedagógica: percepções, formação e práticas”
Endipe 2Componentes: Andressa Brandt (IFC- Câmpus Camboriú) e Rosangela Amorim (Câmpus Blumenau)
Modalidade Pôster:
Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, Sérgio Feldemann de Quadros e Márcia Cristina Taborda, apresentaram o pôster: “A trajetória escolar de estudantes em vulnerabilidade social: reflexões da experiência de um projeto de apoio”, resultante do projeto de extensão orientado pela professora Sônia Regina de Souza Fernandes. Sérgio e Márcia também exibiram o pôster: “Políticas de democratização da Educação Superior: um estudo sobre o acesso e permanência dos estudantes do curso de Pedagogia do IF Catarinense – Câmpus Camboriú”, com participação/autoria da professora Sônia Regina de Souza Fernandes.
04 -Pôster: “Brinquedoteca: um espaço de produção e reprodução da cultura lúdica infantil entre a educação, instituição e comunidade”.
Componentes: Acadêmica do curso de Pedagogia, Débora Maian Serpa, e a professora Moema de Albuquerque.

endipe 3

endipe 4