Servidores e alunos do IFC Camboriú apresentam 13 trabalhos em Congresso Nacional de Educação

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Educere2019-5Uma equipe de servidores e estudantes levou o nome do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú para a 14ª edição do Educere – Congresso Nacional de Educação, realizada em Curitiba/PR. A participação contou com 13 trabalhos apresentados durante o evento.
De acordo com os professores Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva e Leonardo Caparroz Cangussu, a participação no Educere, além de proporcionar a divulgação do conhecimento científico, permitiu a aproximação com pesquisadores de diferentes regiões do país, promovendo discussões para a construção do conhecimento.
Confira os trabalhos apresentados pelo IFC Camboriú no evento:
1) “Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no Instituto Federal Catarinense” – apresentado pela mestranda Tamiris Possamai e sua orientadora professora Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva;
2) “Religião: uma Leitura a partir da Interculturalidade” – apresentado pela mestranda Luciane Hinterholz e sua orientadora professora Marilândes Mol Ribeiro de Melo;
3) “A Função Social do Ensino Médio nas Leis de Diretrizes e bases da Educação Nacional” –  apresentado pela mestranda Tatiane Aparecida martini, professora Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva e professora Solange Zotti;
4) “Percepções dos Bolsistas de Iniciação à Docência: Reflexões e Experiências no PIBID-Interdisciplinar” – apresentado pela mestranda Juliana Guérios e seu orientador professor Alexandre Vanzuita.
5) “Dançantes no Instituto Federal Catarinense” – apresentado pela discente do curso técnico Integrado de Agropecuária Emilly Sampaio Nizara, professora Andreia Regina Bazzo e professora Eliane Dutra de Armas.
6) “Grupo de Estudos Teatrais: Solo de Incertezas” – apresentado pela discente do curso Técnico Integrado de Hospedagem Maria Clara dos Santos Vitorino, professora Eliane Dutra de Armas e professora Andreia Regina Bazzo.
7) Vivências Literárias: Clube de Leitura do IFC Camboriú – Apresentado pelo discente do ensino médio do curso Técnico Integrado de Informática David Rocha da Silva e pela professora Gabriela Nunes de Deus Oliveira.
8) “Parada Cultural: Fomento a Arte e a Diversidade” – apresentado pelo Técnico em Assuntos Educacionais Leonardo Caparroz Cangussu e pelas professoras Andreia Regina Bazzo e Eliane Dutra de Armas.
9) “A relação da Homofobia por Cyberbullying e a Evasão Escolar na Perspectiva da Teoria Decolonial e da Educação Ambiental: Narrativas Virtuais sobre a Opressão, o Silenciamento e a Invisibilidade”. Apresentado pelo professor Fabio Castanheira, pelo técnico em Assuntos Educacionais Leonardo Caparroz Cangussu e pela discente de graduação do Curso de Pedagogia Isisleine Dias Koehler
10) “A Abordagem das Questões de Gênero e Sexualidade nos Livros Infantis a partir da Perspectiva Decolonial” – Apresentado pela discente de graduação do curso de Pedagogia Isisleine Dias Koehler, pelo professor Fabio Castanheira e pelo Técnico em Assuntos Educacionais Leonardo Caparroz Cangussu.
11) “O Racismo por Cyberbullying Investigado na perspectiva da Educação Ambiental e da Pedagogia Decolonial” – Apresentado pelas professoras Gabriela Nunes de Deus Oliveira, Liliam Carine da Silva Lima e Débora de Fátima Einhardt Jara.
12) “A experiência formativa de licenciandos por meio da prática como componente curricular”; apresentado pelos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática, Lucas Martini e Maria Carolina Zimpel, sob orientação da professora Andressa Brandt.
13) “Balanço das produções acadêmicas sobre formação de professores e didática no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina” desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE  ( CNPq – UFSC) em autoria com o professor Juliano Agapito e a professora Nadja Regina Sousa Magalhães.
Sobre o Congresso:
O EDUCERE é um evento com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social. Historicamente, o evento tem promovido também a aproximação entre professores e estudantes da educação superior (graduação e pós-graduação) e professores da educação básica, possibilitando um fórum permanente de discussões de modo a aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação.

* Texto com colaboração: Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva e Leonardo Caparroz Cangussu

* Fotos: Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva e Leonardo Caparroz Cangussu