Simulado das Relações Internacionais lota auditório do campus

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

WhatsApp Image 2018-12-07 at 11.28.19Nem a falta de luz atrapalhou o dia do Simulado das Relações Internacionais do Instituto Federal (SIIF). 238 alunos divididos em 54 países vivenciaram a experiência de integrar uma Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) e ainda argumentaram no debate sobre a intervenção militar na Venezuela e refugiados; e a Conferência Ambiental – o recuo dos Estados Unidos do Tratado de Paris. Neste ano, o primeiro lugar ficou com a equipe “Emirados Árabes Unidos”.
Confira os vencedores:
1º Lugar – Emirados Árabes Unidos – Felipe, Gabriel, Carlos, Arthur e Turma AB17
2º Lugar – Afeganistão – Pedro Salini, Kaio Rozini, Jordana Theodoro, Letícia Schappo  – Turma AA 17
3º Lugar – França – Yasmin, Rafael da Silva, Ana Hannibal, Gabriela Rosa, Catherinne da Silva – Turma AC 17
4º Lugar –  Brasil – Amanda Andrighi, Maria Berlin,  Melissa Kilpp, Isabela Santana – Turma CA 17
5º Lugar – EUA – Vinicius Facchini, Rafael Paulon, Gabriel Ritter , Gabriel Sartori e Leandro Ortolan – Turma IA 17
Além da discussão, o coordenador e idealizador do SIIF, Marcelo da Silva, destacou a interdisciplinaridade do projeto ao abordar o empenho dos alunos Igor Benedet, Matheus Gobbo, Paulo Rodrigues e Roger Correa, do curso Técnico em Informática, que criaram um software para controlar o tempo, a ordem dos países e os debates para realização do evento.
Sobre o SIIF
A ideia do SIIF é promover o debate e a reflexão sobre temas de interesse global, além de motivar a integração dos demais campi do IFC. Já para primeiro semestre de 2019, está programado um SIIF do IFC, em que participarão as melhores equipes de cada campus que promoveu o evento neste ano. Já confirmaram presença os campi: Videira, Fraiburgo, Araquari e Camboriú.
Neste ano, o projeto no IFC Camboriú contou com a participação das professoras Maria Aparecida (Sociologia – IFC Camboriú) e Gabriela Oliveira (Língua Portuguesa – IFC Camboriú) e dos convidados do IFC Araquari: Edvanderson dos Santos e Luiz Antonio Andrade.

*Crédito das imagens: Marcelo da Silva