Simulado das Relações Internacionais reúne escolas da região no IFC Camboriú

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

IMG_20190815_065745_403Um dia de debate, conhecimento e muita cultura. Assim foi mais uma ação do projeto de extensão “Simulado das Relações Internacionais do Instituto Federal  – Edição 2019” (SIIF). Neste ano, o SIIF trouxe para discussão o tema: “Os testes nucleares na Coreia do Norte”. Quatro escolas da região participaram do evento, realizado no IFC – Campus Camboriú: Anglo (Balneário Camboriú), Escola de Educação Básica Professor José Arantes (Camboriú), Centro de Educação Camboriú (CECAM), além dos estudantes do curso de relações internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
De acordo com o professor e idealizador do SIIF, Marcelo da Silva, eventos assim estimulam os alunos a gostarem de estudar. “A interdisciplinaridade é constante. A produção textual, a oratória e a interpretação são gerenciadas pela disciplina de língua portuguesa. A História e Geografia, com os aspectos históricos e geopolíticos. A sociologia e filosofia com as relações interpessoais e a ética. Enfim, dependendo da temática a ser escolhida, conseguimos incluir as mais variadas áreas do conhecimento”, destacou.
Criado em 2016, o SIIF já faz parte do calendário de outros três campi do IFC, Fraiburgo, Videira e Araquari. “A ideia é ampliá-lo e cada campus poderia aplicá-lo como extensão. E, partir daí, realizarmos um grande evento entre as etapas locais. Além disso, também dar a oportunidade de participação aos estudantes de fora do IFC”, afirmou Marcelo.
Este ano ainda está prevista mais uma etapa do SIIF. A temática será posteriormente definida com os professores envolvidos no projeto.
Confira o resultado final do SIIF – edição agosto/2019:
1º Lugar- CHINA – IFC
2º Lugar – CUBA – CECAM