Simulado de relações internacionais acontece sábado no campus

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

siifNeste sábado, 24/11, das 8h às 11h30, o auditório do IFC – Campus Camboriú será palco do evento Simulação das Relações Internacionais do Instituto Federal (SIIF). Idealizado pelo professor Marcelo da Silva, desde 2015 o projeto tem como objetivo simular os processos de tomada de decisão dos principais foros de debates de Organizações Internacionais.
Na prática, de acordo com o professor, os 240 alunos do ensino médio técnico vão vivenciar a experiência de integrar uma Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) e trazer para o debate dois temas: a intervenção militar na Venezuela e refugiados; e a Conferência Ambiental – o recuo dos Estados Unidos do Tratado de Paris.
A ideia do SIIF é promover o debate e a reflexão sobre temas de interesse global, além de motivar a integração dos demais campi do IFC. Já para o ano que vem está programado um SIIF do IFC, em que participarão as melhores equipes de cada campus que promoveu o evento neste ano.
De acordo com Marcelo, o modelo de simulação de organizações internacionais já é bem conhecido em universidades brasileiras e estrangeiras. “Nos Estados Unidos, Harvard é considerada a maior organizadora de simulações. Já no Brasil, a Universidade de Brasília (UnB) é referência no projeto e realizou edições com mais de 500 pessoas envolvidas, entre estudantes e docentes”, finalizou.

*Crédito da imagem: arquivo/Marcelo da Silva