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02/03 – Dia Mundial da conscientização do autismo

sexta-feira, 1 de abril de 2016

AutismoVocê sabia que o dia 02/03 é marcado pela conscientização mundial do autismo??
Autismo é hoje considerado uma síndrome comportamental com etiologias múltiplas e curso de um distúrbio de desenvolvimento (Gillberg, 1990). Ele é caracterizado por um déficit social visualizado pela inabilidade em relacionar-se com o outro, usualmente combinado com déficits de linguagem e alterações de comportamento (Gillberg, 1990). O DSM III-R (1989) é relatado como um quadro iniciado antes dos três anos de idade, com prevalência de quatro a cinco crianças em cada 10.000, com predomínio mais em indivíduos do sexo masculino (3:1 ou 4:1) e decorrente de uma vasta gama de condições pré, peri e pós-natais. Para seu diagnóstico, pelo DMS III-R (1989) fazem-se necessários ao menos oito dos dezesseis itens seguintes. dois itens primeiro, um do segundo e um do terceiro. Incapacidade qualitativa na interação social recíproca manifestada pelo seguinte:

  • Acentuada falta de alerta da existência ou sentimentos dos outros;
  • Ausência ou busca de conforto anormal por ocasião de sofrimento;
  • Imitação ausente ou comprometida;
  • Jogo social anormal ou ausente;
  • Incapacidade nítida para fazer amizade com seus pares.
  • Incapacidade qualitativa na comunicação verbal e não verbal e na atividade imaginativa, manifestada pelo seguinte:
  • Ausência de modo de comunicação como balbucio comunicativo, expressão facial, gestos, mímicas ou linguagem falada;
  • Comunicação não verbal acentuadamente anormal. Como no olhar fixo olho-no-olho, expressão facial, postura corporal ou gestos para iniciar ou modular a interação social;
  • Ausência de atividade imaginativa como representação de papéis de adultos, personagens de fantasia ou animais; falta de interesse em histórias sobre acontecimentos imaginários;
  • Anormalidades marcantes na produção do discurso, incluindo volume, entonação, estresse, ritmo, velocidade e modulação;
  • Anormalidades marcantes na forma ou conteúdo do discurso, incluindo o uso estereotipado e repetitivo da fala; uso do “você” quando o “eu” é pretendido; ou frequentes apartes irrelevantes;
  • Incapacidade marcante na habilidade para iniciar ou sustentar uma conversação com os outros, apesar da fala adequada.

Fonte: http://casadedavid.net.br/autismo/http://corautista.org/brasil-destaque-no-mundiial-do-autimos.html
Colaboração: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFC Camboriú