Menu principal
 

Atividades do II Siepe iniciam no Câmpus Camboriú

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A solenidade de abertura do II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) marcou o início da construção e consolidação de um evento institucional que promove o pensamento das atribuições dos Institutos Federais, observando e refletindo sobre a sociedade brasileira.
 
Neste teor, o reitor Francisco Sobral colocou que o II Siepe traz a necessidade de discutir o Ensino, Pesquisa e Extensão em um molde diferenciado. “Os Institutos Federais possuem um foco diferenciado da universidade, por isso precisamos tratar a relação de Ensino, Pesquisa e Extensão de uma forma diferente. Esse é o nosso grande desafio”, disse.
Para Reinaldo Fleury, coordenador geral do II Siepe, as três áreas trabalhadas no evento são desafiadoras. “O tema sustentabilidade trata do desafio de transformar o mundo contemporâneo, entender e ver estratégias de articulação coletiva. Já a interculturalidade é um assunto sobre desenvolver formas de convivência para todos, na cooperação crítica e produtiva para sustentar a vida. O terceiro tema, que aborda a inclusão, é a oportunidade de debater sobre como promover a inclusão, com formas de convivência para que todos tenham as oportunidades e direitos garantidos”, ressaltou.
Maria Helena Kruger, representando a Associação de Mantenedoras de Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc), falou que o Ensino, Pesquisa e Extensão nas IEs exigem diferentes desafios, mas que a Extensão em especial interliga as atividades das outras duas. “A Extensão tem o papel de validar junto à sociedade o conhecimento construído na academia”.
O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do Instituto Federal de Santa Catarina, Golberi de Salvador Ferreira, reforçou a parceria entre o Instituto Federal Catarinense e o IFSC e ressaltou que os eventos promovidos pelas IEs são uma prestação de contas à comunidade dos investimentos realizados na educação federal. “Sinto orgulho em ver um evento que tenta consolidar a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão. Os dois primeiros são naturais às instituições de ensino, mas fazer com que as nossas atividades vão para fora da escola e trazer a sociedade para dentro da IEs é um papel da Extensão”.
O diretor-geral do Câmpus Camboriú e anfitrião do II Siepe, Rogério Luís Kerber, agradeceu a presença de todos e disse se sentir grato por receber este evento. “É preciso integrar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão com as necessidades da comunidade que nos cerca, pois a criação dos IFs priorizou a verticalização do ensino e atende as demandas locais”, disse.
Para o reitor Sobral o II Siepe é o início de um debate dentro dos IFs nas temáticas de Sustentabilidade, Interculturalidade e Inclusão que têm total relação com a cara dos Institutos Federais. “O evento se encaixa numa proposta política para debater esses três temas no Brasil”.
Cerca de 200 pessoas, entre pesquisadores, servidores do IFC e autoridades, acompanhou a solenidade de abertura, que contou com Intérprete de Libras e Audiodescrição durante todo o cerimonial promovendo a participação completa de pessoas com necessidades auditivas e visuais.

Texto: Nicole Trevisol

Fotos: Marília Massochin

Especial II Siepe

09/04/2014