26º cão-guia é entregue nesta quinta-feira

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Francis x ElmoHoje, 03/05, às 14h, acontece a 26ª entrega de cães-guia realizada pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. A nova dupla formada será composta pelo usuário Francis Radamés da Cruz Guimarães e o cão-guia, Elmo. Após o evento, a dupla seguirá para treinamento local por mais uma semana na cidade de Porto Alegre/RS, onde reside Francis. Esse já é o quinto cão-guia entregue na capital gaúcha.
A entrega é aberta ao público e será realizada no auditório do Centro de Treinamento de Cães-guia, localizado no IFC Camboriú.
Conheça o Projeto Cães-guia
Em 2010, o Projeto Cães-guia nasce como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), recebendo o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDH), sendo posteriormente incorporado como uma das ações do Plano Nacional para as pessoas com deficiência, o “Viver sem Limite”, lançado em 2011 pelo Governo Federal. O projeto, que visa o aumento do número de cães-guia, está sendo ampliado para outros IFs e já está em funcionamento em outros dois Institutos: IF Goiano – Campus Urutaí e IF Espírito Santo – Campus de Alegre.
O Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia está localizado no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú e é o primeiro da América Latina a ofertar o curso de Pós-graduação, em nível de especialização, em Treinador e Instrutor de Cães-guia.

* Crédito da imagem: Centro de Treinamento de Cães-guia