Aluna do campus é premiada na 16ª Febrace

quarta-feira, 11 de abril de 2018

A edição envolveu 27 Estados e contou com mais de 300 projetos

41184743361_f158e133a0_zE o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú é só orgulho com os estudantes! Dessa vez, o motivo foi a premiação do trabalho apresentado pela aluna do curso Técnico em Controle Ambiental, Beatriz Faga, na 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na segunda quinzena de março, em São Paulo (SP). Orientada pela professora Letícia Flohr e coorientada pelo técnico em laboratório, Joeci Ricardo Godoi, Beatriz teve o trabalho “Avaliação da influência de material particulado inalável sobre internações por doenças respiratórias em Camboriú e Balneário Camboriú, SC” premiado com o 4º lugar na área de Engenharias.
Para Beatriz, participar da Febrace foi uma experiência maravilhosa, que trouxe um grande crescimento profissional a possibilidade de dialogar com avaliadores e ouvir as suas sugestões e críticas construtivas. “Eu aprendi muito estando na Febrace, e em todas as outras feiras que participei. Todos esses eventos são experiências pessoais e acadêmicas, que eu recomendo a todos os outros jovens estudantes que conheço”, destacou.
A docente e orientadora, Letícia Flohr, ressaltou a qualidade e a busca de solução para problemas sociais e ambientais presentes nos projetos que estavam na Feira. “Foi uma experiência gratificante visualizar o melhor da iniciação científica em nível médio no Brasil. A troca de experiência e contato com outros alunos e professores abre caminhos e instiga novos questionamentos. Com investimento e reconhecimento a pesquisa científica tem grande potencial de crescimento no país”, finalizou.
Sobre a Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP). É reconhecida como a maior feira de Ciências e Engenharia do Brasil em abrangência e visibilidade.
A Febrace possui um importante papel social, incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia e suas aplicações.

A 16ª edição envolveu 27 Estados do Brasil e contou com a exposição de 346 projetos, apresentados por 732 estudantes finalistas, acompanhados por 485 professores orientadores/coorientadores.

* Com informações: Febrace