Alunos do IFC Camboriú disputam etapa nacional da 9ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

EQUIPE AGROTECOs alunos Arthur Pedro Steil, Lucas Pedro Alves de Lima e Tchasla Lorenzetti Sedrezdo, do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, foram selecionados para participar da fase presencial da 9ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). O evento acontece de 26 a 28 de setembro no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Foz do Iguaçu.
De acordo com o professor e orientador da “Agrotec Camboriú”, Jerffson Lucas, o grupo formado pelos três estudantes conquistou uma das 30 vagas na fase presencial da OBAP, após concorrerem com mais de 450 grupos, de 25 estados do país. “As equipes participaram da primeira fase, chamada “fase virtual”, entre os dias 6 e 8 de agosto. No Estado foram classificadas três equipes para a etapa presencial: duas do IFC (Camboriú e Videira) e uma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – São Miguel do Oeste”, destacou o docente.
Este é o segundo ano consecutivo que o orientador Jerffson Lucas participa com equipes na OBAP. “Estou confiante no desempenho dos alunos na segunda fase. A Olimpíada é uma competição científica nacional de grande importância para a formação dos nossos alunos do curso técnico em agropecuária, thumbnail_IMG_20190919_165939080pois eles são submetidos em situações desafiadoras em atividades práticas da sua formação, estimulando a cooperação e a integração entre eles”, afirmou.
Na torcida
A etapa presencial da OBAP é composta de prova teórica e prática. A teórica é individual e acontece no dia 27/09, no período noturno. Já as provas práticas são realizadas pela equipe. No sábado, 28/09, será a vez da turma da “Agrotec Camboriú” colocar os conhecimentos de cálculo de adubação, agrimensura e inseminação artificial em prática.
Premiação
As equipes vencedoras receberão medalhas; sendo três de bronze, três de prata e três de ouro. As três com melhor classificação nas modalidades de ensino técnico integrado ou concomitante e de técnico subsequente receberão troféus. A premiação individual será destinada aos estudantes que tiverem as melhores notas na prova teórica entre os participantes brasileiros.
O primeiro lugar geral do evento será classificado para participar da Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (Internacional Earth Science Olympiad -IESO), que será realizada na Rússia em 2020.
DobradinhaWhatsApp Image 2018-09-18 at 21.54.30
No ano passado, o IFC Camboriú conquistou a medalhe de bronze na 8ª OBAP com a equipe “Agroferas”, formada pelas estudantes Luana Marques Cordeiro, Ágata Cristine Miotto de Almeida e Milena Caroline Santos. As alunas foram classificadas na modalidade “ensino técnico integrado”.
Sobre a Olimpíada
A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. O objetivo do evento é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.