Alunos IFC são os únicos catarinenses na final da Maratona de Aplicativos Fiap/Google

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

alunos 1Os alunos Rafael Jackson Andrade, Nicolas Oliveira e Gabriel Martins, do curso Técnico em Informática, do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, embarcam no dia 11 de novembro para a final da Maratona de Aplicativos Fiap/Google 2015, que ocorre nos dias 12 e 13 deste mês, em São Paulo. Os estudantes foram os únicos catarinenses classificados entre os 10 finalistas na competição que reuniu mais de 7.000 alunos do ensino médio de todo o país. A Maratona de Aplicativos, promovida anualmente pelo Google e a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), consiste no desenvolvimento de aplicativos (apps) para celulares que tenham o sistema operacional Android. Neste ano, os inscritos tiveram a missão de desenvolver um app sobre o tema: “Desenvolva um aplicativo que ajude você como aluno, a sua escola ou a educação no Brasil”.
Os alunos do IFC iniciaram o trabalho sem pensar na Maratona. Aliás, tudo começou com uma conversa com a professora de Educação Física, Alba Cristina Garcia, que sentiu a necessidade de informatizar as planilhas utilizadas pelos técnicos para orientar a equipe de basquete. “Vi o meu tablet e pedi para os meninos a possibilidade de criarmos um aplicativo para ajudar nesse trabalho. Às vezes, o atleta não entende a planilha do técnico e, com o aplicativo, fica mais fácil de visualizar o jogo”, destacou. Após a conversa, os estudantes começaram então a trabalhar no app: “Formação de campo para basquete”. “Inserimos a nossa ideia como projeto de Iniciação Científica e começamos a focar nele”, destacou Gabriel Martins.
siteA ideia de inscrever o projeto na Maratona Google veio depois, com a iniciativa da professora Mozara Koehler. De acordo com Mozara, no início, todos os envolvidos não tinham a noção da proporção da maratona. “O aplicativo é simples e a usabilidade está muito boa”, destacou. O aluno, Nicolas Oliveira, e os colegas, ficaram surpresos com a classificação entre os 10 finalistas. “Para falar a verdade, não acreditamos muito que poderíamos estar na final. Estamos muito felizes e ansiosos com a viagem para São Paulo”, disse Gabriel. “O app está bem alinhado no tema proposto pelo evento e a interface está intuitiva, simples para o técnico do time formar o campo de basquete”, completou Rafael.
A professora Alba, que também é treinadora de basquete na Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, aprovou o aplicativo em quadra. “Existem vários apps lá fora, nos Estados Unidos, porém são muito caros para comprarmos. O que foi desenvolvido pelos alunos ficou ótimo, eles podem patentear”, destacou. Segundo a coordenadora do curso, Ana Elisa, esse assunto será tratado com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFC. “Levaremos o projeto ao NIT para verificarmos qual é o procedimento para registro de direitos autorais e patente (se é cabível), abrangendo cada um dos envolvidos no projeto: alunos e professoras orientadoras – Alba e Mozara”, completou.
Por enquanto, a expectativa da final é grande. Os estudantes já planejam novas implementações no programa, incluindo simulações de ataque. “Estamos trabalhando para o app apresentar as possibilidades de defesa para cada ataque”, finalizou Nicolas.
Agora é esperar e torcer para a final, no dia 12 e 13 de novembro em São Paulo. A apresentação será transmitida ao vivo. Acompanhe mais informações no site: http://www.maratonadeaplicativos.com.br/