Alunos IFC são os únicos catarinenses convidados a participar de evento internacional

quarta-feira, 3 de junho de 2015

IMG_6006Gabrielle Keunecke Blasius e Raul Sebastião Cota não imaginavam que o trabalho de pesquisa realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú poderia levá-los tão longe. Os dois alunos do curso técnico em Agropecuária, acompanhados pelo professor e orientador Edson Mariot, foram os únicos catarinenses cadastrados para participar da Olimpíada Internacional de Projetos sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente (INESPO), realizada de 31/05 a 05/06, em Amsterdã, na Holanda.
Os estudantes tiveram o projeto “Avifauna do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú” aprovado e premiado na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), o que gerou o credenciamento para participar da INESPO. Apenas dois trabalhos brasileiros foram convidados a expor no evento internacional.
Emocionada, Gabrielle relata que a oportunidade oferecida pelo IFC é única e que nunca imaginou que o resultado da disciplina de Iniciação Científica proporcionaria uma experiência tão incrível como esta. “Apesar da língua ser diferente, estamos conseguindo apresentar o trabalho, tirar as dúvidas dos jurados e participantes. Agradeço ao professor Mariot e ao Raul, pois sem eles eu não estaria vivenciando tudo isso. É uma honra representar uma instituição que faz tanto por todos nós”, declarou.
Raul também afirmou ser a primeira vez que viaja para o exterior e destacou o choque cultural, juntamente com barreiras enfrentadas na apresentação do trabalho em inglês. “Agradecemos a todos e, em especial, ao IFC por proporcionar um ensino de qualidade. Como retorno a tudo isso, estamos representando a instituição da melhor maneira possível”, ressaltou.
A INESPO é um evento internacional que reúne estudantes do ensino médio, entre 13 a 18 anos, de mais de 40 países. O foco da Olimpíada é a apresentação de trabalhos sobre o meio ambiente e sustentabilidade.