Aprendizagem e ação social unidades em atividade do curso de Cuidador de Idosos do IFC

sexta-feira, 23 de junho de 2017

cuidados3

Os estudantes do curso de Cuidador de Idosos ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú realizaram em 07 de junho uma ação com a comunidade idosa da Fundação Lar da 3º Idade Padre Antônio Dias, localizada em Camboriú (SC). Dentre as atividades realizadas estavam: hidratação da pele, cuidados com as unhas dos idosos, cuidados de higiene corporal, auxílio na alimentação (café da tarde), corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagem relaxante, escovação dos cabelos.

Para a coordenadora do curso, o objetivo da atividade foi permitir que os estudantes atuassem nas especificidades da saúde do idoso, envolvendo aspectos biológico, psicológico e social. Ainda, foi possível conhecer a realidade do idoso que está na Fundação Lar da 3ª Idade. “Foi possível perceber no rosto das alunas e alunos o sentimento de fraternidade, solidariedade e aprendizado, além de levarem alegria aos idosos, esses alunos perceberam que envelhecer não é adoecer e que muito pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, relata a coordenadora e docente Flávia de Souza Fernandes.

Muitos dos idosos que residem em instituições de longa permanência recebem poucas visitas, inclusive dos familiares. Por isso, ações como essas são fundamentais para o bem-estar dos mesmos. “Muitas vezes o que eles precisam é de um pouco de atenção, serem ouvidos, sentirem-se bonitos, atraentes, vivos. Desta forma, todas as atividades que foram desenvolvidas serviram para estimular os aspectos psíquicos, físicos e emocional dos idosos que residem nesta instituição, fazendo com se sentissem parte ainda da sociedade”, complementa Flávia.

De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) são previstas ações do poder públicos voltados à população idosa do Brasil. Assim, o cuidador de idosos passa a ser um indivíduo importante das ações de manutenção da autonomia, integração e participação do idoso na sociedade, além de ser determinante para o sucesso das diretrizes das políticas públicas.

Pensando nisso, surge o curso de Cuidados de Idosos no IFC Campus Camboriú que está vinculado ao eixo tecnológico “Ambiente e Saúde” compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde.

MAIS SOBRE O CURSO

O curso é composto por módulos que abordam diferentes assuntos relacionados ao idoso, como: Aspectos demográficos e epidemiológicos; Envelhecimento humano; Saúde do idoso; Necessidades nutricionais; Aspectos psicossociais; Promoção da saúde do idoso; Lidando com a morte; Higiene e conforto. Para participar, o candidato deve ter 18 anos ou mais e possuir o Ensino Fundamental Completo. As inscrições para participar do curso estarão abertas no segundo semestre de 2017, por meio de edital. Acompanhe as informações acessando http://www.camboriu.ifc.edu.br/cursos-de-qualificacao-profissional/cuidador-de-idosos/

Lembrando que todos os cursos ofertados pelo IFC são gratuitos.

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol| Jornalista MTE 02499 JP-SC, com informações da Coordenação do Curso.

**Fotos: Divulgação/Coordenação do Curso.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú
Rua: Joaquim Garcia, s/c - CEP 88340-055 - Camboriú - SC - Fone: (47) 2104-0800 - E-mail: gabinete.camboriu@ifc.edu.br