Menu principal
 
*Audiodescrição da imagem ao final do texto

*Atualizado em: 18 de dezembro de 2023, às 15h43.

Sobre o curso:

O curso de Cuidados de Idosos aborda diferentes assuntos relacionados ao idoso, como: Aspectos demográficos e Epidemiológicos, Envelhecimento Humano, Saúde do Idoso, Necessidades Nutricionais, Aspectos Psicossociais, Promoção da Saúde do Idoso, Processo da Morte, Higiene e conforto, entre outros. Servindo para resgatar o papel dos cuidadores no âmbito familiar e instrumentalizar os familiares para atender as necessidades básicas do idoso, zelando pela higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral, sua integridade física, prestar primeiros socorros e promover atividades de entretenimento.

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a desenvolver habilidades no cuidado respeitando os aspectos físico, mental, social e legal, além de um relacionamento humanizado da pessoa atendida, seus familiares e equipe de saúde multidisciplinar.

Atuação Profissional e Perfil do Egresso:

O cuidador de idosos poderá atuar de forma autônoma ou voluntária no atendimento ao público da terceira idade, em Instituições de Longa Permanência Para Idosos (ILPI), clínicas, hospitais, centros de atenção ao idoso ou em domicílio, zelando pela higiene, conforto, alimentação e integridade física da pessoa idosa, além de prestar cuidados de primeiros socorros e promover atividade de entretenimento à pessoa idosa.

Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde

Modalidade: presencial (sendo 50% das atividades não presenciais e 50% das atividades presenciais.)

Carga Horária: 240h

Regime de Oferta: anual

Turno de realização: vespertino.

Escolaridade Exigida: Ensino fundamental completo

Forma de Ingresso: Por meio de edital de seleção. Havendo mais inscritos do que a quantidade de vagas ofertadas, será realizado sorteio.

Quantidade de vagas por oferta: 40

Confira aqui o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Coordenadora do curso: Flávia Fernandes. Doutora em Ciências da Saúde.

E-mail: flavia.fernandes@ifc.edu.br

Contatos da Coordenação de cursos de Qualificação Profissional:

E-mail: cqp.camboriu@ifc.edu.br

Fone: (47) 2104-0870

*Audiodescrição da imagem:

Card de uma praia com céu azul e mar sem ondas,  esquerda pedras grandes formando uma montanha coberta de mata verde,  pedras menores na areia. Olhando a praia estão duas senhoras idosas: uma é uma mulher branca, com cabelos grisalhos presos com um prendedor branco, veste blusa de manga longa cinza, está sentada  numa cadeira de cor clara com um casaco preto no encosto. Outra mulher é branca, usa chapéu cinza, casaco colorido, marrom e vermelho, calça preta, meias brancas e sapatos preto está em pé com a mão direita na cadeira.

* Crédito da imagem: Pixabay