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Aula inaugural da Pós-graduação em Educação debate o papel dos IFs na formação dos profissionais da área

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

frenteAmanhã (02/09), às 19h, no auditório nobre, acontece a aula inaugural da Pós-graduação Lato Sensu em Educação, ofertada no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Camboriú. Durante o evento, a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, ministra a palestra: “A pós-graduação no Brasil e o papel dos Institutos Federais (IFs) na formação dos profissionais da educação”. 
Em julho, o campus Camboriú abriu as inscrições para 160 vagas para a especialização, divididas em seis eixos/linhas de pesquisa: Gestão em Educação (25), Educação da Pequena Infância (25), Processos Educativos e Inclusão (30), Educação, Sustentabilidade Social e Ambiental (30), Educação e Tecnologias (25) e Alfabetização (25).
O curso será totalmente gratuito, tem duração estimada de dois anos e a carga horária varia de acordo com a linha de pesquisa escolhida.
Confira mais informações sobre cada um dos eixos/linhas de pesquisa:
Gestão em Educação
Contribuir para a formação de profissionais da educação comprometidos com a construção de uma educação como um direito universal. Visa também a implantação de uma escola de qualidade social e de uma sociedade menos injusta possível.
Carga horária: 360h
Educação da Pequena Infância
Contribuir para a formação dos professores, monitores ou auxiliares de sala e gestores da Educação Infantil das redes públicas e privadas dos municípios que integram a Micro região da AMFRI, tendo em vista a articulação dos fundamentos da Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Antropologia e Educação, num esforço de indissociabilidade da teoria e da prática no cotidiano das creches e pré-escolas.
Carga horária: 390h
Processos Educativos e Inclusão
Formar profissionais para desenvolver e implementar projetos de processos educacionais inclusivos nos diferentes espaços sociais inclusivos.
Carga horária: 360h
Educação, Sustentabilidade Social e Ambiental
Conhecer fundamentos metodológicos e as práticas acerca da educação em interface com o meio ambiente e a sustentabilidade, para construir processos educativos pautados pelos princípios do pensamento crítico em busca do equilíbrio entre as ações dos indivíduos e o meio ambiente.
Carga horária: 390h
Educação e Tecnologias
Contextualizar os fundamentos da formação continuada nas modalidades presencial e a distância.
Carga horária: 390h
Alfabetização
Formar especialistas em Alfabetização com vistas ao domínio das práticas sociais de leitura e escrita, especialmente no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como base as diferentes concepções e metodologias de ensino e avaliação para a realidade das escolas/salas heterogêneas e o contexto social da comunidade em que atua/atuará como docente.
Carga horária: 450h