Campus promove debate sobre tecnologia e inclusão social

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

dialogosNo dia 30/08, às 19h, o auditório do IFC Camboriú será o palco da mesa redonda sobre o tema “Tecnologia e Inclusão social”. Para o debate, o evento traz a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Liliana Maria Passerino, e a docente do campus, Ana Elisa Ferreira Schmidt.
De acordo com a coordenadora do projeto de ensino “Diálogos sobre inclusão”, Magali Dias de Souza, a tecnologia opera na produção da subjetividade humana e interfere na existência contemporânea de diversos modos, tendo em vista que seus produtos, recursos e possibilidades estão integrados ao funcionamento da sociedade e conduzem as pessoas a estarem de outro modo no mundo, produzindo novos sentidos à vida. “Queremos utilizar esse espaço da mesa redonda para dialogar com os pesquisadores, docentes e acadêmicos sobre o tema inclusão social. Queiramos ou não, a tecnologia regula também os nossos modos de viver em sociedade”, finalizou a coordenadora e também docente do IFC.
O evento é aberto ao público externo e gratuito.
Conheça o projeto de ensino “Diálogos sobre inclusão”:
O projeto tem como objetivo construir um espaço de diálogo coletivo que permita aos participantes debater questões relacionadas à inclusão social, educacional e laboral de grupos sociais historicamente segregados. Além disso, a coordenadora, Magali Dias de Souza, destaca que o projeto “está em consonância com políticas públicas brasileiras implementadas em Instituições de Ensino Federal, que tem buscado, através de ações afirmativas, minimizar desigualdades e segregações sociais históricas”.
Confira um breve currículo das participantes da mesa:
Liliana Maria Passeiro (UFRGS): Graduada em Análisis Universitário de Sistemas pela Universidad Tecnológica Nacional (1987, Argentina), fez mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/1992) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2005). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando na graduação e pós-graduação, na linha de Pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da mesma universidade, atuando na linha de Pesquisa “Ambientes Informatizados e Ensino a Distância”. Desenvolve pesquisas na área de Informática na Educação, envolvendo-se com os seguintes temas: informática na educação, educação a distância, informática na educação especial (com estudos em autismo), tecnologia assistiva, comunicação alternativa e inclusão digital.
Ana Elisa Schmidt (IFC Camboriú): Graduada em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/1990), fez mestrado em Computação pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/1994) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/2000). Trabalhou por nove anos na Microsoft Corporation como Software Engineer junto ao SQL Server Team. Atualmente faz parte do corpo docente do IFC Camboriú, na área de Informática. Pesquisadora com projetos junto ao CNPq, como bolsista de Extensão em Pesquisa EXP-B, onde coordena pesquisas em Tecnologia Assistiva, mais especificamente voltadas a inovação em soluções de interação acessíveis e inclusivas.