Menu principal
 

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos está próximo do funcionamento no IFC

terça-feira, 22 de março de 2016

IMG_8184Na última sexta-feira (18/03), o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) do Instituto Federal Catarinense (IFC) esteve reunido no campus Camboriú para tratar dos encaminhamentos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) sobre a solicitação de registro do CEPSH. De acordo com a coordenadora do Comitê, Isadora Balsini Lúcio, no final do ano passado o CONEP aprovou a criação do Comitê de Ética no IFC, condicionado à capacitação dos membros com outro colegiado da região.
A capacitação dos integrantes já está marcada para os dias 7 e 8 de abril e será ministrada pelo Comitê da Universidade do Vale do Rio Itajaí (UNIVALI). “Após o evento, a Comissão Nacional fará a liberação do sistema da Plataforma Brasil para começarmos então a receber os projetos para análise. Atenderemos as demandas de todos os campi e também as solicitações do CONEP para projetos de outras instituições que não possuam Comitê próprio”, destacou Isadora.
A coordenadora ressaltou ainda a importância da presença do CEPSH no IFC para “a sustentação de uma cultura ética democrática em defesa dos direitos dos participantes de pesquisa e da valorização da comunidade científica e da sociedade em geral”.
Sobre o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH)
O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, constituído nos termos da Resolução nº 466/2012 CNS/MS, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões ético-científicos, vinculado ao Gabinete do Reitor, atendendo ao IFC e outras instituições que não possuam comitê próprio (Artigo 1º, Regimento Interno do CEPSH).
Quem são os membros do CEPSH IFC
1. Antônio José Farias Nóbrega
2. Everson Deon
3. Giane Lavarda Melo
4. Isadora Balsini Lucio
5. Leandro Kingeski Pacheco
6. Lúcia Loreto Lacerda
7. Luciana Gelsleuchter Lohn
8. Luciane Grando Dorneles Ungericht
9. Maria Angelica de Moraes Assumpção Pimenta
10. Marina Tété Vieira
11. Michele Catherin Arend
12. Paulo Ricardo G. Martins
13. Ricardo Hahn Barbosa de Souza (Representante dos usuários. Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde)
14. Sirlei de Fátima Albino
15. Susana Nunes Taule Piñol