Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos inicia os trabalhos no IFC

quinta-feira, 19 de maio de 2016

comitêJá está em funcionamento o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal Catarinense (CEPSH-IFC). Agora, os pesquisadores do IFC e externos podem submeter seus projetos na Plataforma Brasil para ter a apreciação realizada por nosso próprio Comitê. De acordo com a coordenadora do CEPSH-IFC, Isadora Balsini Lucio, serão atendidas as demandas de todos os campi e também as solicitações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para projetos de outras instituições que não possuam Comitê próprio.
A última etapa para que o Comitê conquistasse o cadastro na CONEP e na Plataforma Brasil foi realizada no início de abril, quando os coordenadores de pesquisa dos campi e membros do CEPSH-IFC participaram do treinamento sobre “Ética em Pesquisa que envolvem seres humanos: histórico, legislação e tramitação atua”, promovido em parceria com o Comitê de Ética da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Para submeter os projetos em tempo hábil, os pesquisadores devem estar atentos às datas de limite de postagem (primeira coluna da tabela abaixo) na Plataforma Brasil ( http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf ). Os trabalhos submetidos até a data limite serão analisados nas reuniões do Comitê (segunda coluna) e, se estiverem de acordo, serão aprovados para continuidade.
Confira o calendário de reuniões do CEPSH-IFC:
cespsh
O CEPSH-IFC está localizado no campus Camboriú e atende pelo e-mail cepsh@ifc-camboriu.edu.br ou pelo fone 47 2104-0882, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. Em breve, o Comitê contará com uma página própria no site do IFC, onde serão publicadas as regras, notícias, informações importantes, calendário e tutoriais para o preenchimento de projetos na Plataforma Brasil.
Sobre o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH)
O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, constituído nos termos da Resolução nº 466/2012 CNS/MS, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões ético-científicos, vinculado ao Gabinete do Reitor, atendendo ao IFC e outras instituições que não possuam comitê próprio (Artigo 1º, Regimento Interno do CEPSH).