Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica realiza reunião no IFC Camboriú

terça-feira, 7 de março de 2017

logo conifDe 8 a 10 de março, o auditório do Centro de Treinamento de Cães-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú sedia a 72ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Durante o encontro, reitores de 41 instituições brasileiras – 38 Institutos Federais (Ifs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets – Rio de Janeiro e Minas Gerais) e o Colégio Pedro II – discutem e propõem políticas para promoção de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Esta é a primeira vez que o Conselho é realizado no IFC.
No primeiro dia de trabalho, os reitores participam de uma reunião com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e discutem os informes sobre eventos internacionais. Ao final da tarde de 08/03, a reitora do IFC, Sônia Fernandes, conduz a apresentação do Centro de Treinamento de Cães-guia, localizado no campus Camboriú.
Para o segundo dia, os integrantes do Conif debatem o acordo com a Universidade de Santiago de Compostela, com a participação do reitor da instituição, Juan Viaño Rey, e da vice-reitora de internacionalização, Almudena Hispido. Na sequência, o grupo debate os estudos e proposições das oito Câmaras Temáticas  (Administração, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Extensão, Educação do Campo, Gestão de Pessoas, Pesquisa e Inovação, e Relações Institucionais) com foco na pauta sobre o Programa MédioTec.
Para o último dia de reunião, o Conif debate sobre os temas: Programa de Apoio ao Transporte Escolar, Educação a Distância, entre outros encaminhamentos.
Confira a programação completa:
Dia 08/03/2017 – Manhã
9h às 10h – Abertura e atividade cultural
10h às 12h – Reunião com a Setec/MEC (Secretária da Setec, Eliane Nascimento e titular da Diretoria de Desenvolvimento da Rede (DDR) na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Romero Portella Raposo Filho)
12h às 14h – Almoço
Dia 08/03/2017 – Tarde
14h às 15h – Informes sobre a missão Northen Virginia Community College (Nova); CICan Conference; Seminário dos Institutos Técnicos e Tecnológicos do México (ITT); Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP) – Conif e Câmara de Relações Internacionais;
16h30 às 17h – Recomposição da representação do Conif junto ao Fórum Nacional de Educação (FNE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
17h às 18h – Apresentação do Centro de Treinamento de Cães-guia (reitora IFC, Sônia Fernandes)
Dia 09/03/2017 – Manhã
9h às 10h – Acordo com a Universidade de Santiago de Compostela (reitor Juan Viaño Rey e vice-reitora de internacionalização, Almudena Hispido)
10h às 12h – Reunião das Câmaras temáticas do Conif. Convidados: Geraldo de Oliveira, Mara Lima e Moacir Machado (DDI/SETEC/MEC). Pauta: MédioTec
12h às 14h – Almoço
Dia 09/03/2017 – Tarde
14h às 16h – Relato das reuniões das Câmaras Temáticas
16h às 17h30 – Apresentação da proposta de cargos e funções para a Rede Federal (reitor do Instituto Federal do Pará, Cláudio Alex Jorge da Rocha, e reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim)
17h30 – Retorno aos hotéis para reunião em Blumenau com saída às 19h
Dia 10/03/2017 – Manhã
11h30 às 12h – Encaminhamentos e encerramento
Sobre o trabalho do Conif
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.
São objetivos do Conif a valorização, o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições congregadas – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil. Responsável por dar suporte, orientar e respaldar a Rede, o Conif trabalha continuamente por melhorias em infraestrutura e condições de trabalho para os servidores, bem como promove ações estratégicas para fortalecer a internacionalização das instituições, a partir do estreitamento de relações com outros países e da consolidação de cooperações técnicas.
O Conif desenvolve estudos e projetos, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros; incentiva o intercâmbio de informações e experiências na Rede Federal e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada.