O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Camboriú listou abaixo as principais dúvidas sobre o funcionamento do campus em virtude do Coronavírus (Covid-19). Sua dúvida não foi sanada? Entre em contato com os nossos canais institucionais aqui, de acordo com o assunto de interesse. Para questionamentos gerais e/ou contato com a imprensa, envie um e-mail para: cecom.camboriu@ifc.edu.br . O rol de perguntas abaixo será atualizado frequentemente.
Confie somente nos nossos canais institucionais:
- Comunicados enviados por e-mail pela cecom.camboriu@ifc.edu.br e Cecom institucional (funcionamento na reitoria);
- E-mails com o domínio “….@ifc.edu.br”. Listamos aqui os nomes, cargos e respectivos e-mails da equipe de gestão do campus;
- Mídias sociais oficiais do IFC Camboriú: Faceboook do IFC Camboriú, Instagram (@ifc.oficial.camboriu), Facebook institucional e Instagram institucional (@ifc.oficial);
- Sites: http://camboriu.ifc.edu.br e http://ifc.edu.br
Atividades letivas e funcionamento do campus
- Até quando as aulas ficarão suspensas? O IFC Camboriú informará a comunidade sobre o retorno das atividades. Por enquanto, não temos previsão. A suspensão das aulas é por tempo indeterminado.
- Como está o funcionamento do IFC Camboriú? O campus está fechado para atividades de atendimento ao público. Por determinação do governo do Estado de Santa Catarina, divulgada no dia 17/03, o IFC suspendeu por 7 dias (contados a partir de 17/03) as atividades que não puderem ser realizadas remotamente, mantendo-se aquelas consideradas essenciais. Para mais informações, confira aqui . Sendo assim, estão SUSPENSAS as atividades de trabalho presenciais, que estavam previstas para funcionar na forma de revezamento.
- Em relação às aulas, a coordenação já decidiu como irá funcionar para os alunos terem o conteúdo? As Direções de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPEs) de todos os campi terão uma reunião com a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) do IFC sobre o assunto em questão. As orientações serão, posteriormente, divulgadas em nossos canais oficiais.
- Escola-fazenda: as atividades essenciais da escola-fazenda, como alimentação dos animais e coleta de produtos vegetais, serão atendidas em escala de rodízio de servidores.
Coordenação de Registros Escolares (Secretaria)
Certificados e diplomas
- A Coordenação de Registros Escolares do IFC Camboriú está funcionando de maneira REMOTA. A emissão de diplomas e certificados, incluindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), está suspensa até o retorno normal das atividades presenciais.
Matrículas – editais de cadastro reserva e vagas não ocupadas no ensino superior
- Preciso fazer a matrícula referente aos editais de cadastro reserva e vagas não ocupadas nos cursos de graduação do IFC Camboriú. Como devo proceder? O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú informa a comunidade que, em virtude das medidas preventivas do Coranavírus (Covid-19), as matrículas para os cursos superiores, correspondentes aos editais de “Cadastro reserva” e “Vagas não ocupadas”, serão recebidas por e-mail (registroacademico.camboriu@ifc.edu.br ). As datas das respectivas matrículas são as seguintes: 18 e 19/03 para Edital de cadastro reserva; e 24 e 25/03 para Edital de vagas não ocupadas.Toda a documentação necessária para realização da matrícula deve ser enviada no formato PDF (formulários, declarações e cópias de documentos). Não serão aceitos os documentos enviados fora do prazo descrito no respectivo edital. Para mais informações, confira a matéria completa aqui.
Biblioteca
- Empréstimo de livros, como ficará? Todos os livros emprestados e com data de devolução neste período de recesso, poderão ser devolvidos quando as aulas retornarem, sem cobrança de multa. Todos os materiais bibliográficos serão automaticamente prorrogados para dia 13/04/2020, podendo ter reavaliado novo prazo a qualquer momento
- As bibliotecas de todos os campi permanecerão fechadas até novas orientações do Comitê de Crise do IFC;
- Se houver pedidos de livros de outras bibliotecas (solicitação por malote), estes somente serão enviados após a normalização das atividades letivas;
- Havendo necessidade de orientações para uso remoto do Portal Capes (via rede CAFe), a consulta ao Pergamum, a consulta ao MEU PERGAMUM, ao uso das Normas Técnicas ABNT, bem como ao Repositório, consultar os links correspondentes e seguir o passo a passo. Se necessitar de ajuda, entre em contato por e-mail com a biblioteca do campus Camboriú (biblioteca.camboriu@ifc.edu.br ) para orientações específicas. Dúvidas poderão ser enviadas para: coordenacaosibi@ifc.edu.br.
Programa de Auxílios Estudantis (PAE)
- Em relação ao Edital n°03/2020 do Programa de Auxílios Estudantis – PAE – O pagamento dos auxílios aos estudantes em condição de extrema vulnerabilidade socieconômica será mantido normalmente durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.
- Em relação ao Edital nº 04/2020 do Programa de Auxílios Estudantis – PAE – A entrega dos documentos obrigatórios dos estudantes das modalidades 1 e 2 será realizada prioritariamente por meio eletrônico, durante a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, através do preenchimento dos respectivos formulários abaixo:
Formulário Modalidade 1
Formulário Modalidade 2
De forma imediata, o cronograma do edital fica suspenso, considerando que, na impossibilidade de entrega dos documentos, o estudante poderá entregá-los presencialmente no retorno das atividades acadêmicas, em prazo a ser definido em data oportuna.
Fique atento, pois caso existam novas decisões ou orientações diante do contexto e da duração da pandemia, novos comunicados serão publicados. Em caso de dúvidas, a Coordenação-Geral de Políticas e Programas Estudantis está à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários, por meio do e-mail <assuntos.estudantis@ifc.edu.br>.
Bolsas de Pesquisa e Extensão
O pagamento continuará sendo feito normalmente mesmo no período de suspensão dos atividades. Contato: extensao.camboriu@ifc.edu.br e pesquisa.camboriu@ifc.edu.br
Serviços terceirizados
- Os serviços terceirizados estão sendo organizados de acordo com as demandas de cada atividade, evitando a aglomeração de pessoas.
* Atualizado em 18/03/20 às 14h29