Menu principal
 

*Atualizado em: 23 de agosto de 2023, às 18h01.

Sobre o curso

Tecnologia em Negócios Imobiliários é um curso de graduação, que abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços imobiliários.

O curso compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações imobiliárias, abrangendo ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes ao setor imobiliário. Caracteriza-se ainda, pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégia de marketing, finanças, relações interpessoais, legislação e ética.

Área de atuação e perfil do egresso

O curso capacita o aluno para identificar as oportunidades comerciais para o crescimento regional, desenvolve atividades de planejamento, operação e controle da comercialização de bens imóveis, podendo desempenhar também funções de venda e pós-venda de imóveis, através do estudo das condições mercadológicas do setor imobiliário, formando profissionais empreendedores com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico.

Missão e Visão do Curso

  • Missão

Contribuir para o desenvolvimento da educação regional, através da formação do profissional da área de Gestão e Negócios para o mercado de trabalho e pesquisa, em consonância com as exigências do mundo contemporâneo e com os valores éticos da sociedade.

  • Visão

Ser referência nacional em formação de agentes inovadores e atuantes na área de negócios imobiliários.

Objetivos do Curso

  • Geral

Capacitar o aluno a analisar o mercado Imobiliária e suas implicações no desenvolvimento da sociedade em geral e as condicionantes para a formação de uma visão crítica, com um enfoque sistêmico sobre uma política habitacional equânime.

  • Específicos

a) Desenvolver o espírito empreendedor, aliando à prática Imobiliária, os modernos conceitos de mercadologia, administração de negócios e vendas;

b) Dar legalidade às atividades que vêm sendo desenvolvidas pelos profissionais da área e atualizar os profissionais já atuantes sem curso superior na área imobiliária;

c) Formar e qualificar profissionais com uma visão crítica para realizar atividades de assessoria, planejamento, operações e controle de gerenciamento em negócios imobiliários, com bases científicas e humanas;

d) Desenvolver atividades de planejamento, operação e controle da comercialização de bens e serviços na área Imobiliária;

e) Atender as demandas do setor produtivo da região, na vocação regional e sistêmica das políticas habitacionais.

Forma de ensino: Superior
Modalidade: Presencial
Duração: 3 anos (6 semestres). Integralização curricular mínima com aproveitamento de outros cursos: 2 anos
Período: Noturno (com possibilidade de práticas no período vespertino)
Carga horária: 1650h
Escolaridade exigida: Ensino Médio completo
Vagas anuais: 40
Forma de ingresso: Forma de ingresso: O ingresso nos cursos superiores do IFC é realizado 50% pelo ENEM/SISU e 50% por meio do Vestibular Unificado (parceria com a UFSC e IFSC). Acompanhe aqui para saber mais sobre a forma de ingresso. O IFC também possui o edital de Cadastro de Reserva, que consiste em uma lista de classificação, da qual poderão ser convocados(as) candidatos(as) para preenchimento de vagas que surgirem, até um mês após o início das aulas, após esgotadas as chamadas via Sisu e Vestibular.
Matriz Curricular e demais Informações exigidas pela alteração da redação do § 1 do artigo 47 da LDB 9394/96. Confira aqui.
Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE): confira aqui
Composição do Colegiado do curso: confira aqui

Projeto Pedagógico do curso 2017  – 2020
  • Matriz curricular: confira
  • Projeto Pedagógico do Curso (PPC): confira
Projeto Pedagógico do curso 2021  – 2022
  • Projeto Pedagógico do Curso (PPC): confira

Projeto Pedagógico do curso 2023: Para ingressantes a partir de 2023

  • Matriz curricular: confira
  • Projeto Pedagógico do Curso (PPC): confira

Regulamento do Trabalho de Curso (TC): confira aqui

Confira aqui a Grade e corpo docente do curso.

Confira aqui a titulação e tempo de casa dos professores do IFC Camboriú (buscar pelo nome, pois na planilha estão listados todos da instituição)

Coordenador: Gianfranco da Silva Araújo
Coordenador adjunto: Leonardo Talavera Campos
E-mail: negociosimobiliarios.grad.camboriu@ifc.edu.br