Menu principal
 

Um dos principais fatores que dificultam a reciclagem e prejudicam todo sistema de gerenciamento de resíduos é o descarte incorreto dos resíduos. Nesta página você encontra a lista dos principais resíduos gerados no nosso campus organizados de acordo com as categorias de descarte – RECICLÁVEL, ORGÂNICO, REJEITO, além de dicas e orientações para o descarte adequado.

Mas primeiro vamos entender como se caracteriza cada uma dessas categorias:

Recicláveis: São os materiais que podem ser transformados em outro novo material,ou seja, servem de matéria-prima. Certos materiais, embora recicláveis, não são aproveitados devido ao custo do processo ou à falta de mercado para o produto resultante.
Rejeitos: São os resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada;
Orgânicos: é todo e qualquer tipo de resíduo produzido a partir de origem vegetal ou animal, ou seja, algo que já fez parte de um ser vivo. São materiais que, em ambientes naturais equilibrados, se degradam espontaneamente e reciclam os nutrientes nos processos da natureza.


Papel sulfite

Jornais

Revistas

Folhas de caderno

Aparas de papel

Envelopes

Cartazes

Papelão

Copos descartáveis

Garrafas PET

Embalagens plásticas

Sacolinhas

EPS (Isopor®)

Plástico bolha

Garrafas de vidro

Frascos de alimentos

Copos

Latas de alimentos

Arames

Pregos

Canos

Fios de cobre

Clipes

Latas de bebida (alumínio)

Tampas de alumínio (iogurte, doces, chá gelado)

Papel alumínio

Cascas de frutas

Erva

Pó de café (borra)

Pão

Bolo

Bolachas

Salgadinhos

Folhas de plantas

Galhos

Aparas de grama

Flores

Chiclete

Papel higiênico

Papel-toalha

Guardanapos

Lenços

Papel engordurado

Papel carbono

Tecidos

Fitas adesivas

Espuma

Fita crepe

Espelho


Os botões abaixo são links de acesso a informações informações para destinar adequadamente cada tipo de resíduo e outras dicas.

Clicando em ‘Compostagem’ você encontrará instruções de como construir uma composteira caseira e assim poderá transformar seus resíduos orgânicos em adubo.

No link ‘Coleta Seletiva’ você terá acesso ao calendário de coleta seletiva das cidades de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema.