Menu principal
 

*Atualizado em: 04 de janeiro de 2024, às 15h42.

A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) é dirigida aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e tenham, no mínimo, 18 anos completos no ato da matrícula. Na EJA-EPT, os jovens e adultos têm a possibilidade de cursar o ensino médio articulado à qualificação profissional. Atualmente, o IFC Camboriú oferta duas qualificações: EJA – Agroindústria e EJA – Agente de Higiene e Segurança do Trabalho.

EJA –  Agente de Higiene e Segurança do Trabalho 
Forma de ensino: Educação de Jovens e Adultos
Modalidade: Presencial
Carga horária: 1440h
Duração: 4 semestres (2 anos)
Oferta: Anual, com 40 vagas
Período: noturno, das 19h às 22h35
Escolaridade exigida: Ensino Fundamental Completo
Ingresso: por edital, com seleção por sorteio público

Perfil do egresso em Agente de Higiene e Segurança do Trabalho 

O egresso do curso de EJA integrado à qualificação profissional em Agente de Higiene e Segurança do Trabalho, do IFC – Campus Camboriú, possui qualificação profissional integrada ao ensino médio, ou seja, formação geral, humanística e cultural integrada à formação científica, tecnológica e profissional. Pautado pelos princípios da democracia, da autonomia e da participação crítica e cidadã, o egresso estará capacitado a entender as relações próprias do mundo do trabalho, a problematização e contextualização do conhecimento em sua historicidade.

No desempenho das habilidades profissionais relativas à área de Agente de Higiene e Segurança do Trabalho, na conclusão do conteúdo e das disciplinas, o egresso deverá manifestar as suas habilidades no desenvolvimento de atividades de higiene e segurança do trabalho, tais como:

a) atividades específicas em áreas confinadas, acompanhando serviços como liberação de entrada e saída de trabalhadores;

b) reconhecimento e controle de riscos ambientais e ocupacionais;

c) manuseio de equipamentos e produtos pertinentes a segurança do trabalho;

d) realizar medições com procedimentos estabelecidos visando a prevenção e proteção de trabalhadores e ainda,

e) auxiliar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a empresa enquanto designado, no cumprimento das normas regulamentadoras e da legislação vigente.

Acesse o Projeto Pedagógico e matriz curricular do curso aqui.
Confira aqui a grade e corpo docente do curso.

EJA – Agroindústria
Forma de ensino: Educação de Jovens e Adultos
Modalidade: Presencial
Carga horária: 1440h
Duração: 4 semestres (2 anos)
Oferta: Anual, com 40 vagas
Período: noturno, das 19h às 22h35
Escolaridade exigida: Ensino Fundamental Completo.
Ingresso: por edital, com seleção por sorteio público

Perfil do egresso em Agroindústria

O egresso do curso de EJA integrado à Qualificação Profissional em Agroindústria, do IFC – Campus Camboriú, possui qualificação profissional integrada ao Ensino Médio, ou seja, formação geral, humanística e cultural integrada à formação científica, tecnológica e profissional. Pautado pelos princípios da democracia, da autonomia e da participação crítica e cidadã, o egresso estará capacitado a entender as relações próprias do mundo do trabalho, a problematização e contextualização do conhecimento em sua historicidade. No desempenho das habilidades profissionais relativas à Agroindústria, destacam-se os conhecimentos multidisciplinares integrados, distribuídos entre as disciplinas que envolvem todas as fases do processamento de alimentos.

Os egressos deverão manifestar as suas habilidades no desenvolvimento de atividades profissionais em setores relacionados ao processamento de produtos e derivados de origem animal e vegetal, como carnes, ovos, mel, leite e vegetais, tanto de forma artesanal como industrial. Assim, além da conclusão da educação básica de cultura geral, o aluno receberá ferramentas, teóricas e práticas, para transformar os mais variados produtos agropecuários que podem ser consumidos e comercializados.

Acesse o Projeto Pedagógico e matriz curricular do curso aqui.
Confira aqui a grade e corpo docente do curso.

Horário: confira aqui (na aba Turmas > selecionar a sigla da desejada (ex: PJ19 – EJA-EPT com ingresso em 2019)

Confira aqui a composição do Colegiado do EJA-EPT.

Confira aqui a composição do Núcleo Docente Básico do EJA-EPT.

Confira aqui a Grade e corpo docente do curso.

Confira aqui a titulação e tempo de casa dos professores do IFC Camboriú (buscar pelo nome, pois na planilha estão listados todos da instituição)

Coordenadora do EJA:  Aldalucia Tereza da Rosa
E-mail: eja.camboriu@ifc.edu.br