Menu principal
 

Estudantes do IFC apresentam trabalho na 69ª Reunião da SBPC

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Os estudantes do curso técnico de Controle Ambiental do Campus Camboriú, Beatriz Faga e Daniel Caldas de Oliveira, e o professor-orientador, Joeci Ricardo Godoi, participaram da 69ª Reunião da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 16 a 22 de julho na Universidade Federal de Minas Gerais – Campus Pampulha, em Belo Horizonte (MG). A participação aconteceu em decorrência de um convite da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, em apoio aos estudantes premiados na Intel ISEF 2017. Os estudantes apresentaram o trabalho Avaliação da concentração de Material Particulado Inalável (MP10): Estudo de caso em Camboriú – Santa Catarina no estande do MEC com intuito de divulgar as pesquisas científicas realizadas nos Institutos Federais.
evento-camboriu1

Segundo a estudante Beatriz Faga, participar do evento foi uma experiência e um aprendizado. “Tivemos a oportunidade de rever amigos, fazer contatos com integrantes da comunidade científica, além de divulgar o nosso trabalho, o que nos instiga a continuar fazendo ciência e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo”, diz ela.

Para o aluno Daniel Caldas de Oliveira a experiência de conhecer novos projetos e pessoas foi muito boa. “Foi incrível rever amigos e conhecer pessoas novas que estão no mesmo caminho que nós e poder trabalhar com elas. Espero que haja outra oportunidade de continuar com esse trabalho”.

A presença do IFC neste evento foi uma oportunidade de divulgar as ações de pesquisa da instituição, incentivando assim a comunidade acadêmica a desenvolver novas atividades de pesquisa e extensão. Ainda, a participação proporcionou a interação com a comunidade científica brasileira. “Esse fato significa o aumento do conhecimento, o que fomenta o desenvolvimento das atividades de iniciação científica. A oportunidade de fazer contatos com a comunidade científica brasileira e compartilhar informações sobre as pesquisas realizadas em nossas instituições nos estimula a continuar desenvolvendo e incentivando os estudantes no desenvolvimento da ciência”, relata o professor-orientador Joeci Ricardo Godoi.

MAIS

No estande do MEC estiveram presentes estudantes de diversas regiões do país, os quais participaram anteriormente em feiras de ciências regionais e/ou internacionais, com intuito de divulgar e incentivar a participação dos jovens cientistas em feiras de ciências.

Estiveram presentes, também, representantes das feiras de ciências Mostratec, Febrace, FetecMS, Ciência Jovem.
Existem outras feiras em que os estudantes do IFC podem participar, confira:
Mostratec – http://www.mostratec.com.br/pt-br
Febrace – http://febrace.org.br/
FetecMS – http://fetecms.com.br/
Ciência Jovem – http://www.espacociencia.pe.gov.br/atividade/ciencia-jovem/
evento-camboriu2
*Informações e imagens: Divulgação/Camboriú.