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*Atualizado em: 11 de abril de 2023, às 11h19

Fluxo de Processos de Extensão no Campus

Passo

Setor

Procedimento

1

Proponente / coordenador (docente ou TAE)

Elabora proposta para submissão (pode ser programa, projeto, curso, evento ou produto)

2

Proponente/coordenador

Submete a proposta no módulo SIGAA – Extensão e seleciona o edital que pode ser:

  • Edital de fluxo contínuo: quando a proposta não necessita de recursos financeiros.

  • Edital específico: quando o edital prevê a concessão de bolsas e/ou recursos financeiros.

A proposta deve preencher todos os requisitos do edital e ser preenchido conforme as especificações do sistema SIGAA.

3

Chefia imediata do proponente/

Autoriza ações de Extensão no sistema SIGAA.

4

Coordenação de Extensão

Envia para o Comitê de Extensão do campus (no SIGAA vai somente para o coordenador de Extensão, que é o presidente do Comitê). O presidente deverá reunir o Comitê de Extensão para deliberar sobre as propostas e emitir de parecer sobre a validade, relevância social e viabilidade técnica e científica, que deverá ser registrada em ata.

5

Avaliadores ad hoc

Caso esteja previsto no edital, a proposta de ação de Extensão será enviada para avaliadores ad hoc.

6

Presidente do Comitê de Extensão

Avaliação final de proposta (Presidente do comitê) no SIGAA

7

Proponente / coordenador

Colocar o projeto em execução no SIGAA. Enquanto a ação de Extensão estiver em execução, é possível ao coordenador do projeto gerenciar equipes organizadoras, gerenciar participantes, gerenciar inscrições, cadastrar bolsistas e planos de trabalho.

8

Coordenação de Extensão

Acompanhar a execução das ações de Extensão

9

Proponente / coordenador

Preencher o relatório parcial da ação de Extensão (no caso de atividades realizadas em período superior a dois meses)

10

Proponente / coordenador

Preencher o relatório final da ação de Extensão e realizar a prestação de contas conforme estabelecido em edital.

11

Chefia imediata do proponente/coordenador

Validação do departamento: valida o relatório de ação de Extensão no SIGAA

12

Presidente do Comitê de Extensão

Analisa e emite o parecer final sobre o relatório no SIGAA.

13

Após a aprovação definitiva da ação de Extensão, o sistema SIGAA disponibilizará os certificados para o coordenador e colaboradores da ação de Extensão, bem como para os participantes, se for o caso.

Manuais – SIGAA – Módulo Extensão
Caros colegas servidores do IFC!
Os manuais a seguir, devem ser utilizados como guias no momento da submissão de propostas de ações de Extensão. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail  cppa@ifc.edu.br
IMPORTANTE: Na primeira etapa da submissão da proposta – Dados Gerais da Ação – é necessário informar as Formas de Financiamento.
Selecionar SEMPRE (mesmo que o projeto não tenha previsto o pedido de auxílio financeiro ou bolsas):

  • Financiado pelo IFC
    • Financiamento PROEX/Campus
      • Edital … (selecionar o edital do campus ou Reitoria)

Guias passo a passo:

  • Para submissão de projetos, eventos ou ações:

Submeter proposta de ação de extensão
Como preencher carga horária – projetos – módulo Extensão – SIGAA
Etapas da submissão: membros da equipe e equipe executora

  • Etapas após a aprovação da ação de Extensão no SIGAA:

Colocar o projeto em execução
Colocar o projeto em execução – Menu Docente

  • Tutorial específico para cursos ou eventos:

Submeter proposta para cursos ou eventos
Inserir período de inscrições curso/eventos
Para usuários – Cadastro nos cursos ou eventos de extensão

  • Tutorial para chefias imediatas.

Como validar ações ou relatórios de Extensão
Obs: Dúvidas e sugestões sobre os manuais, envie um e-mail para cppa@ifc.edu.br.