Portal do Governo Brasileiro

  • A A A

  • Manuais / Guias

    Os dados desta página foram retirados do site da Coordenação de Programas, Projetos e Ações.

    Fluxo de processos de extensão no campus

    Passo

    Setor

    Procedimento

    1

    Proponente / coordenador (docente ou TAE)

    Elabora proposta para submissão (pode ser programa, projeto, curso, evento ou produto)

    2

    Proponente/coordenador

    Submete a proposta no módulo SIGAA – Extensão e seleciona o edital que pode ser:

    • Edital de fluxo contínuo: quando a proposta não necessita de recursos financeiros.

    • Edital específico: quando o edital prevê a concessão de bolsas e/ou recursos financeiros.

    A proposta deve preencher todos os requisitos do edital e ser preenchido conforme as especificações do sistema SIGAA.

    3

    Chefia imediata do proponente/

    Autoriza ações de Extensão no sistema SIGAA.

    4

    Coordenação de Extensão

    Envia para o Comitê de Extensão do campus (no SIGAA vai somente para o coordenador de Extensão, que é o presidente do Comitê). O presidente deverá reunir o Comitê de Extensão para deliberar sobre as propostas e emitir de parecer sobre a validade, relevância social e viabilidade técnica e científica, que deverá ser registrada em ata.

    5

    Avaliadores ad hoc

    Caso esteja previsto no edital, a proposta de ação de Extensão será enviada para avaliadores ad hoc.

    6

    Presidente do Comitê de Extensão

    Avaliação final de proposta (Presidente do comitê) no SIGAA

    7

    Proponente / coordenador

    Colocar o projeto em execução no SIGAA. Enquanto a ação de Extensão estiver em execução, é possível ao coordenador do projeto gerenciar equipes organizadoras, gerenciar participantes, gerenciar inscrições, cadastrar bolsistas e planos de trabalho.

    8

    Coordenação de Extensão

    Acompanhar a execução das ações de Extensão

    9

    Proponente / coordenador

    Preencher o relatório parcial da ação de Extensão (no caso de atividades realizadas em período superior a dois meses)

    10

    Proponente / coordenador

    Preencher o relatório final da ação de Extensão e realizar a prestação de contas conforme estabelecido em edital.

    11

    Chefia imediata do proponente/coordenador

    Validação do departamento: valida o relatório de ação de Extensão no SIGAA

    12

    Presidente do Comitê de Extensão

    Analisa e emite o parecer final sobre o relatório no SIGAA.

    13

    Após a aprovação definitiva da ação de Extensão, o sistema SIGAA disponibilizará os certificados para o coordenador e colaboradores da ação de Extensão, bem como para os participantes, se for o caso.

     

    Manuais – SIGAA – Módulo Extensão

    Caros colegas servidores do IFC!

    Os manuais a seguir, devem ser utilizados como guias no momento da submissão de propostas de ações de Extensão. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail  cppa@ifc.edu.br. 

    IMPORTANTE: Na primeira etapa da submissão da proposta – Dados Gerais da Ação – é necessário informar as Formas de Financiamento.

    Selecionar SEMPRE (mesmo que o projeto não tenha previsto o pedido de auxílio financeiro ou bolsas):

    • Financiado pelo IFC
      • Financiamento PROEX/Campus
        • Edital … (selecionar o edital do campus ou Reitoria)

         

    Guias passo a passo:

    • Para submissão de projetos, eventos ou ações:

    Submeter proposta de ação de extensão

    Como preencher carga horária – projetos – módulo Extensão – SIGAA

    Etapas da submissão: membros da equipe e equipe executora

     

    • Etapas após a aprovação da ação de Extensão no SIGAA:

    Colocar o projeto em execução

    Colocar o projeto em execução – Menu Docente

     

    • Tutorial específico para cursos ou eventos:

    Submeter proposta para cursos ou eventos

    Inserir período de inscrições curso/eventos

    Para usuários – Cadastro nos cursos ou eventos de extensão

     

    • Tutorial para chefias imediatas.

    Como validar ações ou relatórios de Extensão

    Obs: Dúvidas e sugestões sobre os manuais, envie um e-mail para cppa@ifc.edu.br.