Formação pedagógica debate bullying na escola

terça-feira, 8 de março de 2016

prof ufprA primeira formação pedagógica do ano trouxe para o debate um assunto importante no âmbito acadêmico: o bullying. Em consonância com a Lei nº 13.185/15, que obriga as escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying, o Núcleo Pedagógico (NUPE) do campus Camboriú trouxe a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Loriane Trombini Frick, para palestrar sobre a temática.
De acordo com Loriane, o bullying é caracterizado por agressões intencionais – físicas ou psicológicas – que ocorrem em uma relação desigual de poder. “A maior incidência das diferentes formas de bullying ocorre dos 9 aos 14 anos, independente do gênero. Os estudos comprovam que, com o passar da idade, o bullying – de forma mais direta e física – diminui entre os meninos e as agressões do tipo indireto, como falar mal pelas costas, espalhar rumores falsos e excluir do grupo tendem a crescer entre as meninas”, destacou.
A sensação de pertencer e ser aceito em determinado grupo também é um dos fatores que contribuem para a prática. Segundo a professora, é necessário ficar atento às características dos grupos que favorecem esse tipo de ação. “Não podemos tratar o bullying como uma brincadeira de idades, pois ele é uma violência que tem o objetivo de intimidar ou agredir para causar dor e angústia à vítima”, finalizou.
Durante a formação, também foram abordados os temas: “Interdisciplinaridade e a práxis pedagógica”, preenchimento do Diário de Classe no sistema acadêmico e a utilização do ambiente Moodle.
O evento foi uma realização do NUPE e da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE). “Agradecemos todos os servidores que contribuíram para a realização desta formação”, ressaltou a coordenadora do NUPE, Andressa Brandt.
Confira aqui a Lei nº 13.185/15, sobre o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional.
Fotos do evento aqui.
Publicado por: Marília Massochin – Jornalista (MTB 3525/SC – JP)