IFC Camboriú abre inscrições para cursos técnicos para quem já terminou o ensino médio

quarta-feira, 18 de maio de 2016

OsOutros_imagemdestaque-768x514De 17/05 a 17/06, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas para os cursos técnicos de nível médio, na forma subsequente. Ao todo são ofertadas 120 vagas para os seguintes cursos: Defesa Civil (40), Segurança do Trabalho (40) e Transações Imobiliárias (40). As inscrições são gratuitas e o ingresso acontece para o segundo semestre letivo de 2016, na modalidade presencial.
Como funciona?
O processo de seleção para os cursos será feito por meio de sorteio público. Os candidatos inscritos preencherão as vagas disponíveis e, caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas, será realizado um sorteio.
Curso subsequente, o que é?
É aquele curso que o aluno faz depois de já ter terminado o ensino médio. Todos os cursos ofertados no IFC são gratuitos.

Como faço a inscrição?
a) Leia atentamente o Edital Nº 074/2016 no Portal de Ingresso. Acesse AQUI o edital em LIBRAS.
b) Acesse http://seletivo-2016-2.ifc.edu.br/inscricao , no período de 17 de maio a 17 de junho de 2016.
c) Tenha em mãos seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e R.G.(Identidade). Esses documentos serão utilizados para fazer sua matrícula, portanto não será possível alterá-los depois da inscrição.
b) Preencha integralmente a ficha de inscrição, indicando somente um curso, turno e respectivo campus de oferta, e faça a opção pela Ampla Concorrência ou por uma das Ações Afirmativas (cotas), de acordo com as instruções. Depois disso, envie a ficha, eletronicamente, por meio do próprio site. No momento do cadastro, deverá ser informado o CPF do candidato, mesmo se for menor de idade, e um endereço de e-mail válido.
* Caso o candidato tenha dificuldades ou não disponha de um computador para realizar a inscrição via internet, o campus Camboriú disponibiliza o acesso na Coordenação de Ensino Técnico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h.
Conheça os cursos ofertados no IFC Camboriú:
Técnico em Defesa Civil
O Técnico em Defesa Civil atua na gestão dos riscos e dos desastres, na operacionalização dos procedimentos jurídicos e administrativos em defesa civil e no cumprimento dos objetivos da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC).
Área de atuação: As instituições acolhedoras dos futuros profissionais podem ser: a) Órgãos públicos; b)Organizações militares; c)Empresas públicas e privadas de meteorologia; d) Institutos de monitoramento, pesquisa meteorológica e climatológica; e) Meios de comunicação; f) Bancos e Empresas seguradoras e, g) Instituições educacionais e de pesquisa.
Duração: 1 ano
Técnico em Segurança do Trabalho
O curso Técnico em Segurança do Trabalho prepara para a atuação em ações prevencionistas nos processos produtivos, com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.
Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalhador. Orienta o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC). Coleta e organiza informações de saúde e de segurança do trabalho. Executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle sobre as situações no ambiente de trabalho.
Todas as atribuições e atividades profissionais do Técnico em Segurança do Trabalho estão indicadas na Portaria No 3.275, de 21 de Setembro de 1989, do Ministério do Trabalho.
Área de atuação: O campo de atuação envolve ambientes ocupacionais de instituições publicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança. Atua em treinamento de trabalhadores/colaboradores e na realização de cursos de prevenção, saúde e segurança ambiental.
Duração: 2 anos
Técnico em Transações Imobiliárias
O curso Técnico em Transações Imobiliárias visa a formação de profissionais para atuar no mercado imobiliário, assessorando ações de compra, venda e locações de imóveis. Capacita o aluno para orientar registro e transferência de imóveis junto aos órgãos competentes, captar e inscrever imóveis no cadastro da imobiliária, apresentar os imóveis aos clientes potenciais, bem como ler e interpretar projetos e mapas.
Área de atuação: O curso Técnico em Transações Imobiliárias habilita o profissional para atuar de forma autônoma, em empresas imobiliárias e de consultoria, construtoras e bancos.
Duração: 1,5 anos