IFC Camboriú abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos (Proeja)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

As vagas habilitam os profissionais para trabalhar nas áreas de Agroindústria ou Agente de Observação de Segurança. Todos os cursos são gratuitos

frenteEstá procurando qualificação profissional? O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até 14/01, para o processo de seleção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), com formação profissional na área de Agroindústria ou Agente de Observação de Segurança.
Ao todo serão ofertadas 80 vagas gratuitas para ingresso no primeiro semestre de 2017, sendo divididas em 40 para cada curso (18 ampla concorrência e 22 para ações afirmativas). As ações afirmativas (cotas) estão previstas na Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio para estudantes de escola pública, baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Para participar do processo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental e ter, no mínimo, 18 anos completos no ato da matrícula.
O ingresso será realizado por meio de sorteio público de vagas, caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas em cada um dos cursos. Para o curso Proeja – Agente de Observação de Segurança será disponibilizada a opção de escolha para turno vespertino ou noturno. O turno que tiver mais candidatos será oferecido pelo campus. Já o Proeja – Agroindústria será ofertado no período noturno. Os dois cursos são gratuitos e têm a duração de 2 anos.
Para realizar a inscrição, o candidato deve comparecer à Coordenação de Ensino Técnico do IFC Camboriú, nas seguintes datas e horários:
Em dezembro/2016: dia 12 a 22/12, das 8h às 21h;
Em janeiro/2017: dia 02/01 a 14/01, das 8h às 13h.
Em relação à documentação para fazer a inscrição, o candidato deve trazer as fotocópias e originais do CPF e RG, e a ficha de inscrição devidamente preenchida (ver Anexo I do Edital). O resultado do processo de classificação e a convocação dos classificados para efetuar a matrícula serão publicados no site: http://www.camboriu.ifc.edu.br, no dia 25 de janeiro de 2017. As aulas iniciam em 6 de fevereiro de 2017.
Para conferir as informações detalhadas sobre o processo seletivo, confira aqui o Edital.
Confira mais informações sobre os cursos:
Proeja – Agroindústria
O profissional formado no curso poderá atuar em setores relacionados ao processamento de carnes, leite e derivados, mel e ovos.
Proeja – Agente de Observação de Segurança
Com a formação, o profissional pode atuar profissionalmente em setores relacionados ao desenvolvimento de atividades de segurança do trabalho, como:
a) Atividades específicas em áreas confinadas, acompanhando serviços como liberação de entrada e saída de trabalhadores;
b) Reconhecimento e controle de riscos ambientais e ocupacionais;
c) Manuseio de equipamentos e produtos pertinentes a segurança do trabalho;
d) Realizar medições com procedimentos estabelecidos visando a prevenção e proteção de trabalhadores;
e) Auxiliar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), no cumprimento das normas regulamentadoras e da legislação vigente.
Datas importantes do processo:

Data/Período

09/12/16

Publicação do edital. No site: www.camboriu.ifc.edu.br

12 a 22/12/16

Inscrições. Coordenação de Ensino Técnico -Campus Camboriú,das 8h às 21h.

02 a 14/01/17

Inscrições. Coordenação de Ensino Técnico –Campus Camboriú, das 8h às 13h.

16/01/17

Publicação da relação preliminar de inscrições homologadas. No site: www.camboriu.ifc.edu.br

17/01/17

Solicitação de recursos referentes às homologações de inscrições. Coordenação de Ensino Técnico –Campus Camboriú, das 8h às 13h.

19/01/17

Publicação dos resultados dos recursos referentes às inscrições e da relação final das inscrições homologadas. No site: www.camboriu.ifc.edu.br

20/01/17

Sorteio Público Sala dos Conselhos, Campus Camboriú.

20/01/17

Publicação preliminar do resultado do sorteio público (lista de classificados). No site: www.camboriu.ifc.edu.br

23/01/17

Solicitação de recursos referentes ao resultado do sorteio público (lista de classificados). Coordenação de Ensino Técnico – Campus Camboriú , das 8h às 13h.

24/01/17

Publicação dos resultados dos recursos referentes ao resultado do sorteio público. No site: www.camboriu.ifc.edu.br

25/01/17

Publicação do resultado final do sorteio público (lista de classificados) e convocação para matrícula. No site: www.camboriu.ifc.edu.br

26 a 30/01/17

Matrículas dos novos alunos (1ª chamada). Coordenadoria de Registros Escolares – Campus Camboriú – das 8h às 13h.

31/01/17

Publicação da lista de classificados convocados para 2ª chamada (se houver). No site: www.camboriu.ifc.edu.br

01 a 02/02/17

Matrículas dos novos alunos (2ª chamada), se houver. Coordenadoria de Registros Escolares – Campus Camboriú – das 8h às 21h.

03/02/17

Publicação da lista de classificados convocados para 3ª chamada (se houver). No site: www.camboriu.ifc.edu.br

06 e 07/02/17

Matrículas dos novos alunos (3ª chamada), se houver. Coordenadoria de Registros Escolares – Campus Camboriú – das 8h às 21h.

06/02/2017

Início das aulas