Menu principal
 

IFC Camboriú abre inscrições para pós-graduação gratuita em Educação

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Quadro - Processo seletivo pós educaçãoO Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, de 01/07 a 22/07, para o processo seletivo para o Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação. Ao todo, serão ofertadas 160 vagas para especialização, divididas em seis eixos/linhas de pesquisa: Gestão em Educação (25), Educação da Pequena Infância (25), Processos Educativos e Inclusão (30), Educação, Sustentabilidade Social e Ambiental (30), Educação e Tecnologias (25) e Alfabetização (25). A inscrição deverá ser realizada presencialmente pelo candidato ou procurador, de segunda a sexta, das 14h às 20h, na Coordenação de Registros Acadêmicos (Secretaria Acadêmica) do IFC Camboriú, localizado na Rua Joaquim Garcia, s/n, centro. 
O curso é gratuito, tem duração estimada de dois anos e a carga horária varia de acordo com a linha de pesquisa escolhida. As aulas iniciam no dia 02/09 e serão ministradas quinzenalmente, às sextas-feiras (período noturno) e aos sábados (períodos matutino e vespertino), no IFC Camboriú.
Para participar do processo seletivo, o candidato deverá apresentar toda a documentação que consta no Edital, comprovar atuação na área da educação nos últimos dois anos ou efetivo exercício na área, além do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso superior.
A seleção será realizada em três etapas: 1) homologação das inscrições dos candidatos que apresentarem a documentação exigida do edital; 2) análise da carta de motivação; 3) assinatura do termo de aceite e matrícula no período de 19/08 a 26/08. Serão eliminados os candidatos que não cumprirem os prazos de matricula estipulados no Edital ou publicados nas demais chamadas efetuadas para preenchimento de vagas.
Clique aqui para visualizar o Edital.
Confira mais informações sobre cada um dos eixos/linhas de pesquisa:
Gestão em Educação
Contribuir para a formação de profissionais da educação comprometidos com a construção de uma educação como um direito universal. Visa também a implantação de uma escola de qualidade social e de uma sociedade menos injusta possível.
Carga horária: 360h
Educação da Pequena Infância
Contribuir para a formação dos professores, monitores ou auxiliares de sala e gestores da Educação Infantil das redes públicas e privadas dos municípios que integram a Micro região da AMFRI, tendo em vista a articulação dos fundamentos da Psicologia, Filosofia, Sociologia, História, Antropologia e Educação, num esforço de indissociabilidade da teoria e da prática no cotidiano das creches e pré-escolas.
Carga horária: 390h
Processos Educativos e Inclusão
Formar profissionais para desenvolver e implementar projetos de processos educacionais inclusivos nos diferentes espaços sociais inclusivos.
Carga horária: 360h
Educação, Sustentabilidade Social e Ambiental
Conhecer fundamentos metodológicos e as práticas acerca da educação em interface com o meio ambiente e a sustentabilidade, para construir processos educativos pautados pelos princípios do pensamento crítico em busca do equilíbrio entre as ações dos indivíduos e o meio ambiente.
Carga horária: 390h
Educação e Tecnologias
Contextualizar os fundamentos da formação continuada nas modalidades presencial e a distância.
Carga horária: 390h
Alfabetização 
Formar especialistas em Alfabetização com vistas ao domínio das práticas sociais de leitura e escrita, especialmente no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como base as diferentes concepções e metodologias de ensino e avaliação para a realidade das escolas/salas heterogêneas e o contexto social da comunidade em que atua/atuará como docente.
Carga horária: 450h
Mais informações: poseducacao@ifc-camboriu.edu.br
Fones: (47) 2104-0847 / (47) 2104-0878 / (47) 2104-0876 / (47) 2104-0885 / (47) 2104-0876