IFC Camboriú abre matrícula imediata para cursos do Programa de Jovens e Adultos

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Proeja matrículaQuer concluir o ensino médio e ter uma formação profissional? O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as matrículas abertas, até 10/02, para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Basta o estudante fazer a matrícula e optar por um dos cursos: Proeja – Agroindústria (40 vagas) e Proeja – Agente de Observação de Segurança (40 vagas). Não tem processo seletivo. No Proeja, ofertado pelo campus, o estudante irá concluir o ensino médio e também receberá a qualificação na área escolhida.
Os cursos têm duração de dois anos, são totalmente gratuitos, presenciais e ofertados no período noturno. As aulas iniciam no dia 10/02. Para fazer a matrícula, o interessado deve ter, no mínimo, 18 anos e ensino fundamental completo. A inscrição é realizada na Coordenação de Registros Acadêmicos (IFC Camboriú – Rua Joaquim Garcia, s/n), nos seguintes horários: até 31/01, das 8h às 13h; de 03/02 a 10/02, das 13h30 às 17h30.
Documentos necessários para matrícula:
1.    CPF (fotocópia e original);
2.    RG (fotocópia e original);
3.    Título de eleitor (fotocópia e original);
4.    Certidão de nascimento ou casamento (fotocópia e original);
5.    Comprovante de quitação militar (fotocópia e original);
6.    Cartão de vacinação constando a vacina contra rubéola, no caso de candidatas do sexo feminino com idade de até 40 anos, nos termos da Lei Estadual N° 10.196 de 24/07/96;
7.    Histórico e certificado de conclusão do Ensino Fundamental (fotocópia e original);
8.    Duas fotos 3 x 4 (iguais e recentes);
9.    Comprovante de residência atual (fotocópia e original).
Conheça mais sobre os cursos:
Proeja – Agroindústria
O profissional formado no curso poderá atuar em setores relacionados ao processamento de produtos de origem animal e vegetal, como carnes, queijos, ovos, mel, leite, entre outros, tanto de forma artesanal como industrial.
Duração: 4 semestres (2 anos)
Oferta: 40 vagas
Período: noturno
Proeja – Agente de Observação de Segurança
Com a formação, o profissional pode atuar profissionalmente em setores relacionados ao desenvolvimento de atividades de segurança do trabalho, como:  a) Atividades específicas em áreas confinadas, acompanhando serviços como liberação de entrada e saída de trabalhadores; b) Reconhecimento e controle de riscos ambientais e ocupacionais; c) Manuseio de equipamentos e produtos pertinentes a segurança do trabalho; d) Realizar medições com procedimentos estabelecidos visando a prevenção e proteção de trabalhadores; e) Auxiliar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), no cumprimento das normas regulamentadoras e da legislação vigente.
Duração: 4 semestres (2 anos)
Oferta: 40 vagas
Período: noturno
Mais informações aqui no edital.