IFC Camboriú contrata gêneros alimentícios da agricultura familiar

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Agricultura familiarA partir de 2016, o refeitório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú passa a oferecer hortifrutigranjeiros e filé de tilápia provenientes da agricultura familiar. A contratação foi realizada em Chamada Pública, realizada no final de novembro. “O valor total da compra foi de R$141.082,51, sendo R$75.182,51 de grupos informais e R$65.900,00 de grupo formal (Cooperativa) da agricultura familiar”, ressaltou o Diretor de Administração e Planejamento (DAP), Marcel Amaral Daoud.
De acordo com Daoud, a obtenção de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou organizações proporciona uma melhoria na qualidade da alimentação nas Instituições Educacionais. “Além disso, oportuniza a geração de renda em benefício às famílias, estimula a permanência do agricultor no campo e valoriza a produção sustentável local/regional”, destacou Marcel.
Sobre a aquisição
A aquisição de gêneros alimentícios por Chamada Pública com a contratação direta de Cooperativas e/ou Associações está de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE). O total de recursos financeiros repassados pelo Fundo, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deve ser utilizado – no mínimo de 30% – na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou organizações.
Segundo o Diretor de Administração e Planejamento, entre os princípios da aquisição estão: o emprego de uma alimentação saudável e adequada, com o uso de alimentos variados, seguros e que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares locais, além do apoio ao desenvolvimento sustentável produzido localmente e, de preferência, da agricultura familiar.
“Agradecemos também o apoio do professor Luis Ivan Souto e do Odirlei Anshau, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), que fomentaram o diálogo com os agricultores familiares da região”, finalizou Marcel.
Confira o resultado da Chamada Pública:
Grupos informais de agricultores familiares:
Nome: Fabio Luiz Felício
Valor total: R$19.860,01
Nome: José Agostinho Felicio
Valor: R$17.195,00
Nome: Marlene Lucia Boratti Felício
Valor: R$19.766,92
Nome: Sebastião Felício
Valor: R$18.360,58
Valor total do grupo informal: R$75.182,51
Grupo formal de agricultores familiares: