IFC Camboriú entrega primeiros cães-guia

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

DSC08069Eles são peludos e chamam atenção por onde passam. Não só pela beleza, graça e simpatia. Eles são muito mais que cães com focinhos úmidos e prontos para ganhar “aquele” apertão. Jhonny e Thor agora são verdadeiros cães-guia. A trajetória para alcançar essa conquista foi árdua e incluiu muita transpiração, literalmente. “Os cães andaram uma média de 800 Km para chegar onde estão”, contou Leonardo Goulart Nunes, servidor do IF Goiano – Câmpus Urutaí e aluno do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, durante a entrega dos primeiros cães-guia formados no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú.
Na cerimônia, a emoção foi sentimento que tomou conta da face dos participantes. Entre risos, lágrimas e lembranças do treinamento, as famílias socializadoras -primeiramente – receberam o certificado de honra ao mérito pelo reconhecimento do trabalho realizado. Logo após, o momento mais esperado da noite. A entrega dos cães-guia. Márcia Santos de Souza, coordenadora do Projeto, agradeceu a todos pela concretização do sonho. “É de verdade! Com muita paciência, persistência e colaboração de todos chegamos até aqui”, destacou.
“Quando participamos de um momento como hoje, conseguimos ver que valeu a pena e que faríamos tudo de novo. Acredito que o Felipe e o Bruno, que receberão os cães hoje, vão ter um dia inesquecível”, falou o diretor-geral do câmpus, Rogério Luis Kerber.
Felipe Cristiano da Silva, ao receber o cão-guia Thor, ainda conseguiu arrancar mais lágrimas da plateia ao agradecer a todos pela “nova forma de ver o mundo”. Não bastasse o discurso emotivo, Thor resolveu abraçar Felipe no momento em que foi entregue ao novo dono. Como se quisesse expressar os próprios sentimentos, Thor demonstrou no gesto a felicidade da nova função: “ser os olhos de Felipe”.
A entrega de Jhonny para Bruno Carlos de Oliveira também não foi diferente. Muito emocionada, a socializadora, Michele Cordeiro, entregou o cão-guia. “Estou muito feliz e acho que ele exercerá a função com excelência”, declarou.
O ano de 2015 promete muito trabalho para o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia. Para o primeiro semestre, já está prevista a entrega de vários outros cães-guia, juntamente com a formatura dos alunos/servidores do curso.
Conheça aqui o curso de pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-guia.
Confira as fotos do evento aqui.