IFC Camboriú fecha novo contrato com agricultura familiar

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

infoPriorizar os pequenos produtores, essa é a ideia do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú ao realizar, pelo segundo ano consecutivo, a Chamada Pública de Compra da Agricultura Familiar.
Para o Diretor de Administração e Planejamento (DAP), Marcel Amaral Daoud, a contratação de hortifrutigranjeiros, peixes e biscoitos com bioativos da agricultura familiar, estimulam a permanência dos produtores e ainda valorizam a produção sustentável local.
“Entre os princípios da aquisição desses produtos para o refeitório, também podemos pontuar a utilização de alimentos seguros e que respeitem a cultura, tradições e hábitos alimentares regionais”, salientou.
“Os verdinhos” – que serão servidos em nosso refeitório – vão passar pelas mãos de Fábio Luiz Felicio e família. Como um dos vencedores da Chamada, Fábio destaca a excelente iniciativa do campus ao valorizar o pequeno agricultor. “A venda direta – sem atravessadores – é um incentivo para a agricultura familiar. Hoje, eu não tenho mais interesse em sair da roça como antigamente. Meu filho tem orgulho e já disse que quer ser agricultor como o pai”, afirmou emocionado.
Sobre a contratação
O valor total do contrato fechado com os produtores é de R$ 114.505,42, válido pelo período de um ano. Segundo com Daoud, a aquisição atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e está de acordo com o estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação (FNDE).
O diretor de administração e planejamento explica que o total de recursos financeiros repassados pelo Fundo, no âmbito PNAE, deve ser utilizado – no mínimo de 30% – na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou organizações.