IFC Camboriú inaugura oficialmente o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Autoridades federais já estão confirmadas para o evento

Amanhã (09/05), às 14h, o Instituto Federal Catarinense (IFC) inaugura oficialmente o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, no auditório nobre do IFC Câmpus Camboriú. O evento terá a presença confirmada da Ministra de Estado-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, do Secretário Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência,  Antônio José Ferreira, da Prefeita do Município de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, e das autoridades do Instituto Federal Catarinense.

Durante o evento, haverá também a assinatura dos contratos, entre a Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Camboriú, referentes ao Pró-transporte pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).
Logo após o primeiro ato da cerimônia, os participantes serão convidados a deslocar-se até o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia para a realização do ato solene de descerramento da placa de inauguração.
Construído em 2012 pela Rede Federal, o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do IFC Camboriú é o primeiro da América Latina a ofertar um curso gratuito de pós-graduação, em nível de especialização, de Treinador e Instrutor de Cães-guia. O curso já possui a primeira turma em andamento, composta por servidores/alunos de seis Institutos Federais do país, onde também já estão em fase de construção os outros Centros.
O Projeto Cães-guia
Em 2010, o Projeto Cães-guia nasce como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), recebendo o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDH), sendo posteriormente incorporado como uma das ações do Plano Nacional do Governo Federal para as pessoas com deficiência, o “Viver sem Limite”. O projeto, que visa o aumento do número de cães-guia, está sendo ampliado para outros seis Institutos Federais de diferentes regiões do país. São eles:
Instituto Federal de Sergipe – Câmpus São Cristóvão
Instituto Federal do Amazonas – Câmpus Manaus Zona Leste